Publicidade

FALSO: Agentes do IBGE não usam celular para fraudar biometria

Áudio falso afirma que recenseadores usam urna eletrônica no celular para roubar dados de eleitores

FALSO: Agentes do IBGE não usam celular para fraudar biometria
falso é o conteúdo ou informação inventada, que foi alterada, sofreu edições para mudar seu significado original e divulgado para espalhar uma falsidade ou mentira.
Publicidade

FALSO | É falso áudio que viralizou no aplicativo de mensagens WhatsApp, em que um homem diz que agentes do IBGE que trabalham no Censo Demográfico 2022 usam uma urna eletrônica no celular para roubar a biometria e dados dos eleitores após entrevistar e questionar os cidadãos sobre intenção de voto. O IBGE e o TSE esclareceram que no censo demográfico não são feitas perguntas sobre a intenção de voto das pessoas entrevistadas, já que o objetivo do estudo é reunir informações de quantos são e como vivem os brasileiros. Além disso, as instituições informaram que nenhum aplicativo de celular é capaz de substituir a urna eletrônica física.


O QUE FOI INVESTIGADO?: No áudio compartilhado no WhatsApp, o homem afirma:

"Boa noite para todo mundo do grupo aí. Vou dar uma informação aí que é pra turma ficar ligeiro, viu? Porque está passando a turma aí tipo IBGE, tal de Censo nas rua aí. Passou aqui em casa, tinha acabado de chegar pra almoçar porque eu tava fazendo os bairro e voltei.

E ela veio com um papo furado de que tá fazendo pesquisa pra ver quem que é Bolsonaro, quem que é Lula, quem que é outro partido. Aí tudo bem. Fui falando com ela, pedi ela foi falando as informação e foi pondo no aplicativo dela do celular, um celular avaliado mais ou menos nuns onze mil reais porque é o dos mais caro que tem da Apple. Já vi o celular já falei: aí tem.

Ela num tava bem vestida não, num tava uniformizada, só tava com crachá. Ele também tava com um crachá também do outro lado da rua. Ela fazia um lado da rua e ele o outro. Fizeram o bairro meu. Eles não são daqui.

Porque perguntaram o nome da rua, perguntaram o CEP da cidade e patati patatá. Aí depois de todas informação que ela pediu, ela perguntou pra mim em quem eu ia votar. Eu falei: mas eu já falei umas dez vez pra você.

Ela falou, então no aplicativo aqui daria pra você escolher o seu o seu presidente, você apertar aqui. Eu falei, eu não vou por minha mão no seu celular. Ela falou, não, tem que ser o senhor. Aí eu estranhei. Eu falei, viu?

Mas por que que eu que tenho que por o dedo aí? Por quê? Porque ele quer pegar digital, né? Aí eu olhei no aplicativo dela, falei, deixa eu dar uma olhada, coloquei o óculos, era uma urna eletrônica. É mole?

Uma urna eletrônica. Então está o aviso aí. Estão passando nas casa aí fazendo a turma colocar o dedo. Você colocou o dedo? Toda a informação sua, eles tem tudo.

É só o hacker entrar na Polícia Federal sabe tudo da sua vida meu amigo, tendeu? Aí o que acontece, na hora de votar quando cê for votar lá já votaram no seu lugar, por quê?

Passaram essas informação pra outra urna lá, então vai ter fraude, hein? Nessa eleição, com certeza vai ter. E então eu tô alertando a turma aí, fica esperto, esse negócio de Censo, de IBGE, isso não é desse jeito, nunca vi isso aí. Então tá o alerta aí, vou colocar nos grupo aí o alerta pra todo mundo ficar ficar ficar de olho, hein? Brincadeira, meu".

Onde foi publicado: O áudio viralizou no aplicativo de mensagens WhatsApp.

Alcance da publicação: Não é possível contabilizar o alcance e impacto causados pela mensagem, já que o WhatsApp não registra para quantas pessoas uma mensagem foi encaminhada, mas, quando uma mensagem é muito compartilhada, ela é identificada com o selo 'encaminhada com frequência'.


CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO

É falso áudio que viralizou no aplicativo de mensagens WhatsApp, em que um homem diz que agentes do IBGE que trabalham no Censo Demográfico 2022 roubam a biometria e dados de eleitores usando uma urna eletrônica no celular.

Ao contrário do que diz o áudio, não há perguntas sobre posicionamento político nos questionários do Censo Demográfico 2022. O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores.

Áudio que foi compartilhado nas redes sociais é falso | Reprodução/Redes sociais

Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao Questionário da Amostra, com 77 questões. Segundo o IBGE, além das questões presentes no questionário básico, no questionário da amostra estão incluídos outros temas.

"Além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo", afirma o órgão.

Em nota, o IBGE e o TSE explicaram que nenhum aplicativo de celular consegue substituir a urna eletrônica física, que é o único equipamento usado para registrar o voto do eleitor. Em nenhuma eleição brasileira é possível usar impressões digitais coletadas por meio de smartphones.

"A única forma de identificação biométrica válida é aquela coletada presencialmente pela Justiça Eleitoral antes da pandemia de Covid-19 ou por órgãos públicos parceiros, como Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Institutos de Identificação, por exemplo", concluiu o TSE.

Não há como uma cópia da impressão digital do eleitor pelo celular interferir na votação, porque no dia da eleição é necessário que ele coloque o dedo no leitor biométrico do terminal do mesário. Esse processo é acompanhado pelos mesários, que passam por treinamento para detectar qualquer problema que ocorra na seção eleitoral.

Para o SBT News De Fato, é falso todo conteúdo ou informação inventada, que foi alterada ou sofreu edições para mudar seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade ou mentira.

Saiba mais:


COMO VERIFICAMOS?

Para fazer a verificação procuramos, inicialmente, pelas palavras-chave "Pesquisa" "Rouba" e "Digital" no Google.

Assim, foi possível encontrar as notas do IBGE e do TSE sobre o caso.

A partir das buscas, tivemos acesso também a outras verificações feitas por agências de checagem, como Estadão Verifica e Fato ou Fake.

Por que investigamos

O SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.

Outras checagens sobre o tema

O Estadão Verifica e o Fato ou Fake também realizaram checagem sobre o áudio e chegaram à mesma conclusão que o SBT News De Fato.


SBT News De Fato

SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo atua no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT RioSBT ParáSBT RSSBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.


>> Emanuelle Menezes é jornalista no SBT e SBT News

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
defato
de-fato
de fato
eleições
pesquisa
fraude
biometria
roubo
censo
ibge
tse
urna
celular
urna eletrônica
aplicativo
agentes
recenseadores
dados
eleitores
falso
áudio

Últimas notícias

Censo 2022: Brasil tem 7% de analfabetos; desigualdade racial persiste

Censo 2022: Brasil tem 7% de analfabetos; desigualdade racial persiste

Taxa de analfabetismo no país é a menor desde o início da série histórica; disparidades etárias e regionais também são registradas
Mapa Mundi ao vivo: Putin vai à China e Câmara dos EUA pressiona Biden por armas a Israel

Mapa Mundi ao vivo: Putin vai à China e Câmara dos EUA pressiona Biden por armas a Israel

Programa do SBT News traz também informações sobre a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027
Harmonização mal sucedida feita por dentista resulta em violência no DF

Harmonização mal sucedida feita por dentista resulta em violência no DF

Mulher que passou por procedimento ficou com mais de 40 nódulos no rosto e precisou de tratamento médico para resolver complicações
Hospital do Rio Grande (RS) cancela atendimentos e tranfere pacientes com alta da Lagoa dos Patos

Hospital do Rio Grande (RS) cancela atendimentos e tranfere pacientes com alta da Lagoa dos Patos

Nível da laguna onde desemboca o rio Guaíba está em 2,74 metros. A cota de inundação é 1,3 metro
Novela da desoneração da folha de pagamento pode causar insegurança jurídica? Veja análise

Novela da desoneração da folha de pagamento pode causar insegurança jurídica? Veja análise

Parte da solução depende de decisão favorável do STF; acordo agora também inclui municípios para manter desoneração em 2024
RJ: Bandidos tentam assaltar ônibus com 28 policiais militares dentro

RJ: Bandidos tentam assaltar ônibus com 28 policiais militares dentro

Criminosos foram surpreendidos por passageiros em veículo fretado; um dos suspeitos morreu no local
Zanin dá prazo para Congresso se manifestar sobre desoneração da folha de pagamento

Zanin dá prazo para Congresso se manifestar sobre desoneração da folha de pagamento

Solicitação leva em conta pedido da AGU sobre suspensão de liminar que reonerou folhas de pagamento após pedido do governo Lula
Cidades do mundo sofrem com colapso climático em situações parecidas com a do RS

Cidades do mundo sofrem com colapso climático em situações parecidas com a do RS

Itália, Estados Unidos e Espanha passam por tempestades, enchentes e fenômenos incomuns
ENGANOSO: Não há evidências de que doações ao Rio Grande do Sul tenham sido reembaladas com selo do governo federal

ENGANOSO: Não há evidências de que doações ao Rio Grande do Sul tenham sido reembaladas com selo do governo federal

Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova
PR: Pai invade escola cívico-militar para agredir aluno

PR: Pai invade escola cívico-militar para agredir aluno

Homem cometeu agressão após caso de bullying com filho; polícia investiga os dois casos
Publicidade
Publicidade