Publicidade

Reforma tributária: fim de incentivo ao vale-refeição é alvo de críticas

Associação das Empresas de Benefícios se reuniu com relator e acredita que proposta final será alterada

Reforma tributária: fim de incentivo ao vale-refeição é alvo de críticas
Publicidade

Entre as medidas incluídas pelo relator da segunda fase da reforma tributária -- deputado Celso Sabino (PSDB-PA) -- em seu parecer preliminar, uma das que mais vêm gerando discussões desde que o texto se tornou público, na última semana, é a revogação do incentivo fiscal para as empresas que, integrantes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), oferecem por exemplo vale-refeição e vale-alimentação para seus funcionários. Diferentes entidades se manifestaram contrariamente ao trecho, citando os riscos de ele culminar em uma diminuição ou fim dos vales. Mas, agora, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), o item tende a ser retirado do relatório final.

Em nota enviada ao SBT News, a ABBT afirma que o presidente do conselho da entidade, Alaor Aguirre, participou de uma reunião com Sabino na última 5ª feira (21.jul), em Brasília, e que, no encontro, o deputado demonstrou entender o PAT e seus benefícios como sendo importantes para os trabalhadores, principalmente os de baixa renda. Sabino teria se apresentado ainda como defensor do Programa e, portanto, deverá preservá-lo.

O PAT foi instituído pela Lei nº 6.321/1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5/1991, visando a melhorar a situação nutricional e de saúde dos trabalhadores, com foco naqueles que recebem até cinco salários mínimos. Atualmente, de acordo com a ABBT, 22 milhões de empregados são beneficiados por ele, mas o número pode subir para 40 milhões se forem considerados seus familiares. Em entrevista ao SBT News, a diretora executiva da associação, Jéssica Srour, disse que acabar com o incentivo fiscal para o programa causaria impactos negativos na economia como um todo e na qualidade de vida dos beneficiários, porque "sem dúvida desincentiva as empresas que concedem o crédito".

Para as companhias de benefícios ao trabalhador, ou seja, que administram o sistema de tíquites, vales e outros meios de pagamento por alimentação ou refeição, os problemas financeiros, diz ela, seriam profundos e deveriam vir no médio ou longo prazo, quando venceriam os contratos já firmados com as empresas responsáveis por oferecer as quantias. Já a partir da perspectiva dos beneficiários, ela avalia que poderia ocorrer não só uma perda de renda, mas também "o desvio de finalidade do uso do crédito, porque o PAT, na verdade, está construído no que a gente chama de arranjo fechado".

"É como se o crédito lá fosse carimbado para alimentação. Do jeito que está vindo [com a reforma tributária], é como se fosse um arranjo aberto, então a possibilidade de desvio de finalidade de crédito é bastante elevada", completou. Essa mudança de objetivo, explica Jéssica, consiste na utilização do dinheiro para pagar por outros produtos que não alimentos, o que afetaria "diretamente inclusive no próprio restaurante e, por outro lado, na precarização da alimentação". "Porque assim 'ah, deixa eu utilizar esse crédito para outra finalidade e eu vou quebrar o galho, vou pegar uma marmita qualquer', e vai deixar a qualidade da alimentação para um segundo ou terceiro grau de prioridade."

Jéssica afirma ainda que a ABBT se surpreendeu ao tomar conhecimento do parecer preliminar do deputado Celso Sabino, pois vinha discutindo há seis meses com a Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia (ME) formas de aprimorar o PAT, e o teor do texto apresentado pelo relator da reforma tributária é "bem diferente" do que Associação já havia conversado com o governo federal. 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) são outras entidades que se posicionaram de forma contrária ao fim do incentivo fiscal relacionado ao PAT. Segundo a primeira, a medida impossibilitaria "que muitas empresas mantenham o auxílio, cujo principal objetivo é garantir a alimentação de qualidade aos trabalhadores de baixa renda". A FecomercioSP chegou a enviar um ofício ao relator com a manifestação e classificou o PAT como "uma forma bastante adequada do Estado, em parceria com as empresas, contribuir para que os trabalhadores tenham acesso à alimentação saudável".

Importância do PAT

De acordo com a diretora executiva da ABBT, a previsão de um possível desvio de finalidade do crédito após um eventual fim do PAT é fundamentanda, por exemplo, pelo resultado de uma pesquisa feita pela entidade no ano passado. "Perguntávamos 'se o crédito não for garantido para alimentação, para quais finalidades você utilizaria?', e aí aparece pagamento de dívida, Netflix, Spotfiy. É assim, uma série de coisas que vem antes da alimentação", pontuou.

De todo modo, nas conversas tidas com o governo nos últimos meses para aprimorar o Programa, a associação fez uma série de sugestões. Uma delas, fala Jéssica Srour, era que o PAT focasse mais em conscientizar os trabalhadores sobre a qualidade da alimentação, apontando com o que é mais saudável gastar os benefícios concedidos, em vez de na atual tabela de calorias que apresenta para servir de parâmetro a restaurantes.

Com a segunda fase da reforma tributária, afirma o governo, pretende-se corrigir "distorções históricas que contribuíram para transformar o sistema tributário brasileiro num dos mais injustos, complexos e ineficientes do mundo". Dessa forma, o SBT News entrou em contato com o gabinete do deputado Celso Sabino para questionar de como o fim do incentivo fiscal relacionado ao PAT poderia ser positivo, e não prejudicial, mas não obteve retorno até a mais recente atualização desta reportagem.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
congresso
economia
governo
reforma tributária
pat
vale-refeição
vale-alimentação
relator
incentivo fiscal
empresas
beneficiários
trabalhadores
finalidade
crédito
abbt
sindicatos

Últimas notícias

Reforma Tributária: Compras em sites estrangeiros devem ser taxadas por novo imposto

Reforma Tributária: Compras em sites estrangeiros devem ser taxadas por novo imposto

Atualmente, compras no valor de até US$ 50 são isentas de tributos; Secretário disse que a carga tributária não sofrerá mudanças significativas
Corregedor da Penitenciária de Mossoró critica falta de vistorias nas celas por parte de servidores

Corregedor da Penitenciária de Mossoró critica falta de vistorias nas celas por parte de servidores

Juiz federal Walter Nunes defendeu a construção da muralha de 1.200 m ao redor da unidade onde dois presos fugiram em fevereiro
Rei Charles III teve piora significativa no quadro de saúde, diz site

Rei Charles III teve piora significativa no quadro de saúde, diz site

Monarca britânico, de 75 anos, está tratando um câncer; Coroa britânica também estaria atualizando funeral
PF cumpre novos mandados no caso de prefeito suspeito de corrupção em Pernambuco

PF cumpre novos mandados no caso de prefeito suspeito de corrupção em Pernambuco

Noé Magalhães foi preso em 2023, mas já está em liberdade e voltou ao cargo na última semana
6 de janeiro de 2021: roteirista de "A Rede Social" planeja filme sobre ataque ao Capitólio nos EUA

6 de janeiro de 2021: roteirista de "A Rede Social" planeja filme sobre ataque ao Capitólio nos EUA

Vencedor do Oscar pelo longa sobre criação do Facebook disse a um podcast que disseminação de fake news e discursos de ódio pode ter levado à invasão
Prévia da inflação recua e índice é de 0,21% para abril

Prévia da inflação recua e índice é de 0,21% para abril

IPCA-15 acumula taxa de 1,67% no ano; Dado foi divulgado nesta sexta-feira (26) pelo IBGE
Segurança de vereadora atira no assessor de outra parlamentar

Segurança de vereadora atira no assessor de outra parlamentar

Caso foi registrado em Paulista (PE), cidade da região metropolitana de Recife; motivo teria sido aula de zumba
Confira a previsão do tempo para o final de semana no Brasil

Confira a previsão do tempo para o final de semana no Brasil

Temperaturas mínimas ficam acima de 20ºC em diversas capitais
Polícia investiga ataque de suposto neonazista a jovem no Paraná

Polícia investiga ataque de suposto neonazista a jovem no Paraná

Jovem foi atacado com uma arma de pulo; vítima carregava bottom antinazista na mochila e teria sido questionado pelo agressor
Homem teria assassinado psicóloga para conseguir informações sobre a ex

Homem teria assassinado psicóloga para conseguir informações sobre a ex

Crime foi cometido em Assú, no Rio Grande do Norte; vítima trabalhava com casais e vítimas de relacionamento abusivo
Publicidade
Publicidade