Publicidade

Desinfluência: o que é o fenômeno que desafia os influenciadores

Produtores de conteúdo usam as redes sociais para desinfluenciar o consumo excessivo e se contrapor à vida perfeita na internet

Desinfluência: o que é o fenômeno que desafia os influenciadores
Publicidade

De post em post, de publi em publi, criou-se a profissão de influenciador digital. Uma profissão almejada por muitos, atraídos por oportunidades de viagens e luxo. De acordo com levantamento realizado pela empresa Inflr, especializada em marketing digital, 75% dos jovens brasileiros querem se tornar influenciadores digitais.

+ Leia mais notícias do SBT News

Segundo estudo da Nielsen, em 2022, o Brasil já tinha 10,5 milhões de contas com pelo menos 1 mil seguidores e 500 mil com mais de 10 mil fãs - atrás apenas dos Estados Unidos. Ao engajamento seguiu-se o investimento: o marketing de influência pode movimentar US$ 21 bilhões em todo o mundo em 2023, estima o Influencer Marketing Hub.

Empresas grandes e pequenas investem em influenciadores grandes e pequenos. De 2021 para 2023, dobrou o número de anunciantes que dedicam mais de R$ 1,5 milhão no ano para esse tipo de publicidade. É o que mostra um levantamento da YouPix em parceria com a Nielsen.

A venda começa com a exposição de um produto ou serviço, muitas vezes sem avisar de que se trata de um anúncio, nos perfis contratados nas redes sociais. Daí para o desejo e a compra, é uma questão de tempo.

Mas, para toda cultura, há um movimento contrário. A contratendência nesse caso é a desinfluência. No TikTok, a hashtag em inglês #deinfluencing tem mais de 256 milhões de postagens, e #deinfluencer, 27 milhões. 

Issaaf Karhawi defende que visão sobre influenciadores digitais é "limitada, estigmatizada e superficial" | Reprodução/Getty Images

Exaustos de tanta persuasão por parte dos influenciadores para vender, seja uma ideia, um estilo de vida, uma experiência, um curso ou produtos, os desinfluenciadores buscam questionar a necessidade de tanto consumo.

"Você realmente precisa de um novo guarda-roupa só porque a moda é outra?", "será que a roupa que ficou bonita na blogueira ficará tão bonita em você?","esse criador de conteúdo está realmente recomendado algo ou só está sendo pago para te vender esse produto?". Essas são algumas das provocações presentes nos perfis de desinfluência.

O movimento cresceu e ganhou até outras vertentes. Como aqueles criadores de conteúdos que buscam, na verdade, divulgar marcas que se dizem sustentáveis ou preocupadas quanto às questões de representatividade.

A questão, então, é nadar contra a maré. O desinfluenciar nada mais é do que influenciar de outra forma, sob outra perspectiva, explica Issaaf Karhawi, pesquisadora em comunicação digital no COM+, da Escola de Comunicações e Artes da USP. "Influenciar tem tanto a ver com aquilo que se estimula a fazer quanto aquilo que se desestimula", diz.

Karhawi acredita que esse movimento sirva, também, para tirar a "visão limitada, estigmatizada e superficial" de que os influenciadores são somente espécies digitais de garotos-propaganda. Para a especialista, o impacto deles vai além da lógica de consumo: "é também simbólico", afirma.

Além da cobrança por uma consciência de consumo, essa onda de desinfluência reflete também certo desgaste com a "vida perfeita" - gerada com os filtros de imagem e as fotos produzidas à exaustão. Os desinfluenciadores e seus seguidores preferem criar uma relação de trocas e vivências. A figura da celebridade inalcançável não atrai mais.

Os criadores de conteúdo com menos filtro e menos glamour ganham espaço nas redes, porque conseguem criar uma conexão com aqueles que o seguem. Há maior credibilidade quando a pessoa se sente íntima do criador e o vê como alguém como ela. Essa tendência de uma rede mais honesta levou à criação de uma rede social nova, a BeReal, em que os usuários são convidados a postar, sem produções, o que estão fazendo a um dado momento.

Karhawi acrescenta que o aumento do descrédito dos influenciadores se dá, também, por uma postura "irresponsável e antiética", como quando indicam aos seus seguidores  produtos que jamais usariam. "O movimento da desinfluência acaba trazendo de volta o outro lado da moeda de indicar um produto, que é poder dizer também quando algo não é tão bom".

*Estagiária sob supervisão de Letícia Sorg

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
sbt-news
redes
redes sociais
influencidores
influencers
internet
desinfluencia
desinfluencer
desinfluenciador
tecnologia
noticias
sbt
influencia
redes-sociais

Últimas notícias

Costureiras fabricam roupas íntimas para atingidos por chuvas no RS

Costureiras fabricam roupas íntimas para atingidos por chuvas no RS

Alunas de curso em Santa Catarina buscam dar dignidade para vítimas das inundações, já que esses itens não podem ser doados usados
Tio de repórter do SBT segue desaparecido e equipe acompanha buscas

Tio de repórter do SBT segue desaparecido e equipe acompanha buscas

Parente de Guilherme Rockett não dá notícias à família desde terça (07); trabalhos foram feitos no Humaitá, em Porto Alegre
Mega Sena sorteia 47 milhões neste sábado; veja como jogar

Mega Sena sorteia 47 milhões neste sábado; veja como jogar

O preço de uma aposta simples é R$ 5 e os jogos podem ser feitos até às 19h
SP: Tentativa de assalto tem troca de tiros em frente ao Ceagesp

SP: Tentativa de assalto tem troca de tiros em frente ao Ceagesp

Guardas de cidade da região metropolitana observaram suspeitos e dispararam; dois foram presos
Rio Grande do Sul enfrentará novo temporal no fim de semana; veja recomendações do Inmet

Rio Grande do Sul enfrentará novo temporal no fim de semana; veja recomendações do Inmet

Com o retorno das chuvas, o Inmet aponta a possibilidade do rio Guaíba atingir os mesmos patamares que o registrado no dia 5 de maio
Bombeiros resgatam MC Gui após barco afundar no Rio Grande do Sul

Bombeiros resgatam MC Gui após barco afundar no Rio Grande do Sul

Cantor auxiliava no resgate de animais quando embarcação afundou na cidade de São Leopoldo
Empresas avaliam impactos do acordo sobre a desoneração da folha de pagamentos

Empresas avaliam impactos do acordo sobre a desoneração da folha de pagamentos

Para a presidente da Federação de Call Centers, a saída ainda não é a ideal, mas foi a possível e permite um planejamento mínimo das empresas
Brinquedos e cartinhas: crianças se solidarizam com vítimas do Rio Grande do Sul

Brinquedos e cartinhas: crianças se solidarizam com vítimas do Rio Grande do Sul

Em São Paulo, várias escolas estimulam arrecadações para aliviar um pouco o sofrimento das crianças gaúchas
Escola e academia se tornam abrigos durante tragédia em Porto Alegre

Escola e academia se tornam abrigos durante tragédia em Porto Alegre

Enchentes transformam espaços em esperança graças a mobilização de voluntários
Governo pede apoio das plataformas para enfrentar fake news

Governo pede apoio das plataformas para enfrentar fake news

Medida foi tomada após a constatação de aumento volumoso de distribuição de notícias falsas relativas à tragédia no RS
Publicidade
Publicidade