Publicidade

Indústria da comunicação está mudando muito rápido, diz diretor da Agência de Notícias dos Emirados

Um dos destaques da 2ª edição do Global Media Congress 2023 será o debate sobre a utilização da Inteligência Artificial (I.A) nos meios de comunicação

Indústria da comunicação está mudando muito rápido, diz diretor da Agência de Notícias dos Emirados
Mohamed Jalal Al Rayssi
Publicidade

Um dos principais destaques da 2ª edição do Global Media Congress 2023 será o debate acerca da utilização da Inteligência Artificial (I.A) nos meios de comunicação. É o que aponta o Mohamed Jalal Al Rayssi, presidente do Comitê Organizador Superior do Global Media Congress (GMC) e Diretor Geral da Agência de Notícias dos Emirados (WAM), sobre o evento que reúne instituições de mídia de diferentes partes do mundo, para abordar o futuro da indústria global de mídia, que ocorrerá entre os dias 14 a 16 de novembro, no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (Adnec). O SBT News será o único veículo de jornalismo brasileiro que participará do evento.

+ Saiba tudo sobre o Global Media Congress
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"A indústria dos meios de comunicação social está mudando em um ritmo muito rápido e, inevitavelmente, o programa da conferência evoluiu. Por exemplo, a inteligência artificial foi amplamente discutida no ano passado, mas nos 12 meses seguintes, as aplicações e utilizações desta tecnologia aumentaram exponencialmente.", disse Mohamed

Mohamed também destaca que edição deste ano foi pensada  "para incluir uma ampla gama de perspectivas e aos participantes a oportunidade de ver como a indústria da mídia está mudando em todo o mundo".

A GMC convidou estudantes de comunicação de 174 universidades de todo o mundo para uma troca de conhecimentos e experiências, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes e contará com líderes da indústria de mídia, influenciadores e especialistas.

Os estudantes serão expostos ao setor de mídia, às várias funções dos meios de comunicação e ao seu papel no desenvolvimento sustentável de comunidades, enfrentando vários desafios, como as mudanças climáticas, a promoção da tolerância, da coexistência e da aceitação dos outros para o alcance da paz mundial.

Confira a entrevista completa:

Quais são os temas que serão discutidos no Global Media Congress 2023?

O Congresso Global de Mídia abordará as questões mais prementes que a indústria da mídia enfrenta atualmente ? seja o papel da tecnologia e da inovação na condução da transformação em todo o setor, a natureza mutável da produção de mídia, o desenvolvimento de novos canais de mídia ? e tudo mais. Realizada poucos dias antes da COP28 nos Estados Unidos, inevitavelmente as alterações climáticas serão uma parte essencial das discussões e do papel da indústria da comunicação social na sensibilização para as questões ambientais. Além disso, o Congresso Global de Mídia, definido em parte pela sua natureza voltada para o futuro, também se concentrará na importância crítica de envolver os jovens nos diálogos da indústria da mídia.
Por que esses temas foram selecionados para serem discutidos?

A indústria da mídia em 2023 tem pela frente grandes desafios e grandes oportunidades. Agora no nosso segundo ano, o Global Media Congress foi concebido para ser um fórum, através do qual, nós possamos reunir como setor e discutir este cenário em mudança, abordando os itens que estão no topo da agenda das organizações de comunicação social em todo o mundo.
Quais são as expectativas que a WAM tem para esta edição?

Em 2023, esperamos aproveitar a atmosfera produtiva e colaborativa do nosso evento inaugural no ano passado. Tal como no ano passado, o Global Media Congress nos dá a oportunidade de reunir as principais mentes de toda a indústria dos meios de comunicação, para definir a agenda para o próximo ano e nos unirmos para enfrentar os desafios que enfrentamos como indústria, mas também aproveitar as oportunidades que temos pela frente.

Quais são as diferenças entre o primeiro Global Media Congress e esta edição?

A indústria dos meios de comunicação social está mudando em um ritmo muito rápido e, inevitavelmente, o programa da conferência evoluiu. Por exemplo, a inteligência artificial foi amplamente discutida no ano passado, mas nos 12 meses seguintes, as aplicações e utilizações desta tecnologia aumentaram exponencialmente. Como tal, a IA tornou-se um dos principais focos do evento deste ano, com organizações de comunicação social em todo o mundo a ponderar como utilizá-la de forma eficaz, ao mesmo tempo que mitigam os riscos que apresenta. Além disso, adicionamos alguns novos recursos ao evento, incluindo o Create Stage, que oferecerá uma oportunidade de ficar cara a cara com a tecnologia que está mudando a mídia, e o Educate Stage, que oferecerá aulas práticas para profissionais de mídia aprenderem. e se candidatarem em suas próprias organizações.
Quais foram as grandes lições da primeira edição?

A primeira edição do evento demonstrou a importância crítica de ter uma gama diversificada de vozes incluídas no debate. A indústria dos meios de comunicação social varia muito de região para região, por isso o foco deste ano têm sido aproveitar esta força e garantir que representamos o maior número possível de origens e culturas, para garantir que todas as perspectivas tenham um lugar à mesa e possam partilhar as suas conhecimentos e experiências únicas.
Como essas grandes lições impactaram o programa atual?

Nosso programa deste ano foi projetado especificamente para incluir uma ampla gama de perspectivas, para dar aos participantes a oportunidade de ver como a indústria da mídia está mudando em todo o mundo. Além da diversidade geográfica, também nos certificamos de incluir grupos da sociedade que estão a mudar o panorama mediático ? como os jovens ? e garantimos que as suas vozes são ouvidas.

Quem são os principais palestrantes do congresso de 2023?

Temos muita sorte de ter uma lista de palestrantes especializados se juntando a nós no Global Media Congress deste ano. Estou ansioso para ouvir todos os nossos estimados palestrantes, mas para destacar alguns, será fascinante ouvir Sua Excelência Mariam Bint Mohammed Saeed Hareb Almheiri, Ministra de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, sobre como os governos e a mídia podem trabalhar juntos para proteger o planeta. Também estou interessado em aprender com Sua Excelência Omar Sultan Al Olama, Ministro de Estado da Inteligência Artificial dos Emirados Árabes Unidos, sobre como esta tecnologia transformadora está mudando o cenário da mídia. Além disso, o painel ministerial sobre a comunicação de questões relacionadas com o clima não deve ser desperdiçado e dará a todos os participantes uma visão sobre como podemos melhorar a compreensão pública das questões ambientais prementes que enfrentamos como planeta.
Você acredita que existem diferenças significativas que surgiram após o último congresso no contexto da comunicação no mundo? Como essas diferenças impactaram o programa do congresso?

A sustentabilidade económica da indústria dos meios de comunicação social tem estado em grande destaque ao longo do último ano. À medida que as organizações de comunicação social se debatem com as mudanças na dinâmica do público e com as disrupções tecnológicas, tenho a certeza de que este será um tema recorrente em todas as discussões da conferência deste ano. No programa do evento, abordamos estes desafios de frente e estou confiante de que podemos nos unir durante o evento para traçar o caminho para uma indústria de mídia mais sustentável e eficaz.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbtnews
portalnews
global media congress 2023
cop28
eua
mohamed jalal al rayssi
comunicação no mundo
2ª edição do global media congress 2023
abu dhabi
tecnologia
noticias
global-media-congress
globalmediacongress

Últimas notícias

Moraes concede liberdade provisória a ex-chefe da PM do DF suspeito de omissão no 8/1

Moraes concede liberdade provisória a ex-chefe da PM do DF suspeito de omissão no 8/1

Ex-comandante do Departamento de Operações, coronel Jorge Eduardo Naime estava preso desde fevereiro de 2023
Força Nacional do SUS faz mais de 1,6 mil atendimentos às vítimas das enchentes no RS

Força Nacional do SUS faz mais de 1,6 mil atendimentos às vítimas das enchentes no RS

No Hospital de Campanha montado no município de Canoas, foram 1.034 atendimentos
Lula dá "bronca" em ministros e pede cuidado em anúncios

Lula dá "bronca" em ministros e pede cuidado em anúncios

Em reunião, presidente fez pedido para que declarações públicas venham apenas após conversas para que os projetos sejam estruturados
Cães continuam "nadando" após resgates em tragédia no RS

Cães continuam "nadando" após resgates em tragédia no RS

Mais de 10 mil animais já foram salvos das inundações. Cachorros reagem com medo no momento dos resgates
Mãe e filha perdem tudo em enchente e trabalham como voluntárias no RS

Mãe e filha perdem tudo em enchente e trabalham como voluntárias no RS

Após terem sua residência tomada por inundação, elas passaram a trabalhar na linha de frente do enfrentamento à tragédia
Cidade na região metropolitana de Porto Alegre está 100% inundada

Cidade na região metropolitana de Porto Alegre está 100% inundada

Os cerca de 40 mil habitantes de Eldorado do Sul tiveram que deixar suas casas
Rio Grande do Sul tem 450 cidades afetadas pelas chuvas

Rio Grande do Sul tem 450 cidades afetadas pelas chuvas

Segundo último boletim divulgado pela Defesa Civil, condições climáticas já causaram 147 mortes e 127 pessoas estão desaparecidas
Estudo diz que Brasil perdeu cerca de R$ 21 bilhões ao ano com mortes em acidentes de trânsito desde 2016

Estudo diz que Brasil perdeu cerca de R$ 21 bilhões ao ano com mortes em acidentes de trânsito desde 2016

Levantamento do Centro de Liderança Pública utiliza a sobrevida esperada dos acidentados e a trajetória de renda privada destes para cálculo
Aeroportos recebem 1.300 toneladas de doações para vítimas das chuvas no RS

Aeroportos recebem 1.300 toneladas de doações para vítimas das chuvas no RS

Arrecadação em 31 aeroportos precisou ser temporariamente suspensa pela intensidade da mobilização
Governo do Rio Grande do Sul contrata 1.000 policiais para reforço de segurança em abrigos

Governo do Rio Grande do Sul contrata 1.000 policiais para reforço de segurança em abrigos

Contratados são ex-integrantes da Brigada Militar; interessados ainda podem se inscrever para participar da força-tarefa
Publicidade
Publicidade