Uso de Inteligência Artificial abre discussões éticas sobre uso da ferramenta
Reclamações sobre plágios e sobre uso em provas e trabalhos escolares são alguns exemplos

Armindo Ferreira
O ano de 2023 parece mesmo ser das discussões sobre Inteligência Artificial. Nós mostramos aqui no SBT News na semana passada como o ChatGPT pode ser usado em diversas aplicações, e os relatos de uso cada vez inusitados aparecem nas redes sociais: um professor de um curso de pós-graduação nos EUA, por exemplo, "aplicou uma prova" para o sistema e ele teria tirado uma nota B.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Assista todas as edições do Tech News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Mas é no campo das imagens que as discussões andam mais acaloradas, principalmente por conta do uso de fontes de terceiros para as criações. É o caso do site Dall-E, dos mesmos criadores do ChatGPT, em que você pode digitar uma frase e ele cria uma imagem única a partir do que foi digitado.
A imagem abaixo foi gerada a partir da seguinte frase "um urso polar andando de skate na lua, usando capacete":

Como o sistema não cria sozinho, ele usa uma série de pedaços de outras imagens que tem autores e esses autores não são citados e nem autorizaram esse uso, e vem daí toda discussão.
O ChatGPT também começa a ter esse mesmo dilema, uma vez que alguns textos de terceiros podem ter sido usados na íntegra ou ainda alterados com algumas palavras, mas que ainda poderiam ser consideradas plágio. Há diversos relatos também de dados imprecisos e até contas matemáticas erradas.
Faculdades também estão preocupadas de que alunos comecem a usar para trabalhos escolares e até empresas têm discutido internamente se o uso pode acabar vazando dados internos para a empresa proprietária da ferramenta de IA.
Assista a edição do Tech News desta 5ª feira (2.fev):