Após perder 200 mil assinantes, Netflix tem queda de 25% nas ações
Carta aos acionistas relata que no próximo trimestre serviço ainda pode perder mais de 2 milhões de clientes
O serviço de streaming Netflix anunciou que sua base de assinantes caiu pela primeira vez em mais de 10 anos. Com isso, a empresa perdeu 200 mil assinantes entre janeiro e março deste ano, segundo seu relatório trimestral de lucros divulgado na 3ªfeira (20.abr). Com isso, suas ações caíram 25%.
+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além disso, é a primeira vez também que a empresa perde assinantes após disponibilizar o serviço pelo mundo após 6 anos. Uma das causas da perda de assinantes foi seu protesto ao se retirar da Rússia, por causa da guerra na Ucrânia. Com isso, a Netflix perdeu 700 mil assinantes. "Nosso crescimento de receita desacelerou consideravelmente", relata trecho da carta aos acionistas.
A queda de assinantes afetou os lucros da Netflix no primeiro trimestre deste ano. A baixa foi de 6% em relação a 2020, chegando a US$ 1,6 bilhão. Já a receita subiu 10% em 2021, chegando perto de US$ 7,9 bilhões.
A empresa de streaming não conta com um horizonte favorável. Pois, ainda reconhece que poderá perder mais 2 milhões de assinantes no próximo trimestre que está em andamento -- entre abril e junho.
Ainda segundo a carta, a pandemia da covid-19 atrapalhou o crescimento da companhia em 2020, mas ajudou no aumento do número de assinantes em 2021. Atualmente o serviço tem cerca de 222 milhões de assinantes, sendo líder global na categoria.
"O covid obscureceu o cenário ao aumentar significativamente nosso crescimento em 2020, levando-nos a acreditar que a maior parte de nosso crescimento em 2021 se deveu ao avanço do Covid." A Netflix encerrou o trimestre com cerca de 222 milhões de assinantes, então ainda é o maior streamer ? mas está enfrentando uma série de desafios.
Além disso, a Netflix aponta também como culpados a demora na recuperação econômica, inflação, a competição por atenção com a televisão e os aplicativos YouTube, Amazon e Hulu, além de eventos geopolíticos como a guerra na Ucrânia.
"Fatores macro, incluindo crescimento econômico lento, inflação crescente, eventos geopolíticos como como a invasão da Ucrânia pela Rússia, e algumas interrupções contínuas do covid provavelmente estão tendo um impacto".
Em janeiro, a Netflix anunciou o primeiro crescimento de assinatura em dois anos. No entanto, a empresa ressaltou que perdeu 600 mil clientes nos Estados Unidos e no Canadá por conta da mudança do preço da assinatura do serviço.
Caso a Netflix continue com suas ações desvalorizadas durante o pregão desta 4ªfeira (20.abr), a companhia de Los Gatos, na California, vai perder mais de US$ 150 bilhões de valor de mercado em quatro meses.
A perda de 25% de valor das ações foi repercutida nas redes sociais.
$NFLX -25% pic.twitter.com/ChqjpC0Qxr
? Joe Weisenthal (@TheStalwart) April 19, 2022
Esta é a maior perda desde o abandono de 800 mil assinantes em 2011, após a empresa mudar a cobrança do serviço de assinatura na época, que continha o serviço gratuito e tradicional de DVD por correio, antes de partir para expansão internacional.
Fim do compartilhamento de senhas, serviço mais barato com anúncios
No entanto, um dos culpados pelo desempenho ruim dos lucros serviço de streaming, segundo a Netflix, seria o compartilhamento de senhas. A projeção da empresa é que parte dos 222 milhões de pagantes estariam compartilhando as senhas com outros 100 milhões de domicílios. Com isso, a empresa aponta como uma dificuldade no crescimento em outros mercados.
Na carta aos acionistas, a Netflix cita que já está fazendo testes para monetizar esses usuários extras, buscando cobrar uma taxa extra, como ponto adicional em tv por assinatura, permitindo que os assinantes possam adicionar até 2 pessoas que moram fora de casa por meio deste pagamento a mais.
Chile, Peru e Costa Rica são os países em que a plataforma testa a novidade.
A Netflix anunciou também outras medidas, como criar um serviço de assinatura mais barato, apoiada por publicidade.
"Esta é uma grande oportunidade, pois essas famílias já estão assistindo Netflix e aproveitando nosso serviço. O compartilhamento provavelmente ajudou a impulsionar nosso crescimento, fazendo com que mais pessoas usassem a Netflix", explica trecho da carta.
Outro caminho que a Netflix visa para atrair mais assinantes, a companhia aposta também em se tornar uma plataforma de videogame. O serviço foi lançado ano passado. Um dos anúncios feitos foi o lançamento de um jogo para celular e de uma série animada em parceria com a Exploding Kittens.
Melhorar o conteúdo para aumentar as visualizações
A empresa espera melhorar a qualidade da programação oferecida, as recomendações de conteúdo, além de fazer novos lançamentos na plataforma para atrair mais usuários.
"Nosso plano é reacelerar nosso crescimento de visualizações e receita, continuando a melhorar todos os aspectos da Netflix ? em particular a qualidade de nossa programação e recomendações, que é o que nossos membros mais valorizam" explica trecho da carta que também ressalta: "No lado do conteúdo, estamos dobrando o desenvolvimento de histórias e a excelência criativa."
Além disso, a empresa liderada por Reed Hastings acredita que um dos caminhos de crescimento fundamentais da Netflix é a expansão internacional.
"No longo prazo, grande parte do nosso crescimento virá de fora dos EUA", disse a empresa.
Leia abaixo a carta aos acionistas da Netflix:
Leia também:
+ Netflix quer acabar com o compartilhamento de senha e vai cobrar por isso
+ Netflix anuncia taxa para quem divide conta com pessoas em diferentes casas
+ Netflix suspende serviços na Rússia
+ Netflix, Apple e outras empresas pausam operações na Rússia; veja lista