Programa Silvio Santos completa 60 anos
SBT exibe edição especial neste domingo. Show de TV é o mais longevo do mundo

SBT News
"Agora é hora de alegria, vamos sorrir e cantar..."
Símbolo de sucesso, inovação e diversão, o Programa Silvio Santos está completando 60 anos de história e vai exibir neste domingo (4.jun) uma edição especial no SBT.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dois de junho de 1963 foi um domingo que entrou para a história. O desafio era apresentar um programa repleto de variedades, prêmios e brincadeiras. Silvio Santos se superou, fez tudo com leveza, dedicação e talento de sobra.
"É uma coisa muito genuína, sabe? É do coração, assim. Então eu acho que esse é o segredo. Tendo saúde, como ele fala, todas as outras coisas vêm", argumenta Daniela Beyruti.
Em 1969, o programa já era considerado um fenômeno de audiência e inovação. O único com mais de 11 horas semanais.
"É uma referência de entretenimento, de alegria, de comunicação... é uma aula, né? Você assiste ao Silvio Santos e é uma grande aula e uma grande inspiração. É maravilhoso! Vamos celebrar!", ressalta Patrícia Abravanel

São seis décadas de muitas risadas, de muita música. Artistas que participaram na época, colecionam inúmeros episódios que viveram, ao lado do maior comunicador do Brasil.
"A primeira vez que me disseram 'você vai fazer o Silvio Santos hoje'... ai, meu Deus: deu piriri, tremedeira... e as pessoas começaram a me pilhar 'olha, ele briga, ele é sério, ele não sei o quê'. Não era nada daquilo, né?", diz o cantor Markinhos Moura
"Eu tô revivendo toda a minha história, desde o 'pare o mundo que eu quero descer porque tá todo mundo louco, oba' (risos). Quer dizer, é um dia de festa pra todos nós...", faloiu Silvio Brito.
São várias lembranças daqueles que ficam na frente das lentes... E atrás delas também. Fernando é um dos câmeras mais antigos e mantém o foco no Silvio Santos há 42 anos.

Fernando mostrou um roteiro de 16 de outubro de 1984, com a hora certa do programa começar, os intervalos, trocas de roupas, etc.
"Um, dos três, quatro, cinco programas em um dia. Era uma máquina, né?", relata Fernando.

Muitos momentos vividos nos últimos 60 anos foram registrados. Cada foto no estúdio ajuda a contar um pouco dessa trajetória.
Lembranças que são guardadas com carinho pelo público e por quem participou dos programas. Alguns, proporcionaram encontros e histórias com final feliz.
Como a de dona Cleide e seu Valdir, juntos há 55 anos. A primeira vez que se viram foi ali no palco, ao lado de Silvio Santos.
"Se' conhecemos, isso... e 'se' casamos em 68, um ano depois... onze meses depois a gente se casou", avalia seu Valdir.
Neste tempo, família cresceu.
"3 filhos, 6 netos, né? E 55 anos juntos...", completa seu Valdir
Para dona Cleide, se não fosse o programa "não existiria esse amor".
Programa especial neste domingo

Para comemorar os 60 anos, o programa será mais do que especial.
"E muito emocionante, assim... ele antecede à mim, né? É uma história de amor, um relacionamento muito mais longo do que o que eu mesma tenho com o meu pai. Então, assim, é uma honrar estar aqui... até sonhei, assim!", diz Renata Abravanel, presidente do conselho administrativo do Grupo Silvio Santos.
"É muita emoção, é muita admiração, é muito orgulho. São sentimentos indescritíveis. É uma história muito linda, muita inspiração e são quantos anos entrando na casa das pessoas!", diz a apresentadora Rebeca Abravanel.
"É incrível! É um presente, um grato presente a gente poder ter visto como era a televisão antigamente, como é a televisão hoje em dia, como foi feita toda essa evolução, a gente conseguiu participar de tudo isso...", ressalta a apresentadora Silvia Abravanel.
Participar da história de um programa que é referência na televisão brasileira. São seis décadas com a missão de unir as famílias.
"É a vontade, a disposição, é gostar daquilo que faz e gostar de gente, né? Gostar das pessoas, amar as pessoas, né? Esse é o DNA do SBT: amar as pessoas...", avalia a autora de novelas e roteirista Iris Abravanel.