Hospitais de SP e RJ estão em alerta para aumento dos casos de gripe
Doença vem atingindo especialmente as crianças; sintomas são parecidos com o da covid-19

Airton Salles Júnior
Os hospitais de São Paulo e Rio de Janeiro estão em alerta para o aumento dos casos de gripe, especialmente em crianças.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Um levantamento feito pela produção do SBT apontou aumento nas consultas de pacientes com sintomas parecidos em quatro hospitais particulares da capital paulista. De acordo com o chefe de Emergência do Hcor, o surto começou entre crianças e adolescentes."Nós observamos um aumento de três a quatro vezes o número de atendimento, já com alguns casos de internação, o que não vínhamos acompanhando há algum tempo", afirmou Bernado de Abreu.
Como os sintomas da gripe são muito parecidos com os da covid-19, apenas exames laboratoriais podem indicar qual é o tipo de vírus. Ainda de acordo com uma das principais redes de laboratório do Brasil, os casos positivos de influenza causados pelo vírus H3N2 mais que dobraram na semana entre 11 e 17 de setembro.
Segundo Francisco de Oliveira Júnior, infectologista do Hospital Sabará, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, o relaxamento das medidas de prevenção de doenças respiratória e o frio fora de época são as causas para o aumento de casos. "O indivíduo que está doente (deve) utilizar máscaras, procurar se manter em ambientes abertos ou procurar ventilar (ambientes) onde as pessoas estão aglomeradas. Além disso, deve ter uma boa higienização das mãos", destacou.
Leia também: