Temporada de férias provoca caos em aeroportos dos EUA e Europa
Passageiros enfrentam longas filas de espera, cancelamentos de voos e extravio de bagagens


A crise nos aeroportos transformou as férias de verão nos Estados Unidos e na Europa em um verdadeiro caos. Dentre as principais reclamações dos passageiros estão longas filas de espera, cancelamentos de voos e extravio de bagagens.
Nos EUA, por exemplo, pelo menos 1.400 voos foram cancelados em aeroportos norte-americanos, em pleno feriado da independência do país. Nos aeroportos europeus, a mesma situação: em Lisboa, por exemplo, só nesta 2ª feira (04.jul), foram cancelados 30 voos.
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O "perrengue" do humorista Abdías Melo, no aeroporto da capital portuguesa, enquanto ele tentava voltar para o Brasil, era para ser só mais um dentre milhares nos terminais europeus. Mas, a mistura de indignação e bom-humor, durante uma entrevista para um canal da TV portuguesa, fez com que o caso dele repercutisse nas redes sociais.
"Eu não tomei banho, tô fedendo. Um absurdo. Meu sovaco está fedendo, e eles não fazem nada!", reclama o brasileiro para a repórter, depois de passar 5 dias preso no aeroporto.
Abdías só conseguiu chegar ao Recife, em Pernambuco, na madrugada desta 2ª feira. "As pessoas riram porque as pessoas gostam de rir com a desgraça dos outros. Mas, eu estava ali sofrendo de verdade. Não tinha nada de humor", lembra o humorista.
A psicóloga Taís também demorou para conseguir voltar para casa. O problema é que, além de um atraso de 4 horas no voo de Paris para Salvador, ela ainda teve a bagagem extraviada. "Eles não deram nenhuma explicação, não mandaram nenhum e-mail, nenhuma ligação. Não sei onde está a mala, não sei onde ela ficou; se acharam ou se não acharam", conta Taís Vita.
Um dos motivos para os problemas nos aeroportos europeus e norte-americanos é a greve de trabalhadores de várias companhias aéreas. Além disso, houve redução nos quadros de funcionários e surtos de covid. Problemas que podem se repetir no Brasil, segundo o diretor de agência de viagens, Leonardo Bastos, que alerta para algumas medidas que podem evitar transtornos para os passageiros.
"A antecedência do check-in, antecedência nas conexões, superior a 2 ou 3 horas, entre uma conexão e outra, o rastreador na mala, para poder auxiliar em um possível extravio, e a questão do seguro viagem", aconselha o especialista.
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