Publicidade

MEC: cinco ministros em 3 anos, polêmicas e escândalos

Relembre a trajetória dos ex-ministros da Educação, as disputas internas e os embates públicos

MEC: cinco ministros em 3 anos, polêmicas e escândalos
Publicidade

Um ministério que coleciona cinco ministros em três anos e meio de governo, dezenas de polêmicas, disputas internas entre aliados governistas, prisões, escândalos e até informações falsas no currículo de um indicado ao cargo de ministro, que chegou a ser nomeado e não assumiu a pasta. O Ministério da Educação, que tem sido palco de inúmeros problemas nos últimos anos, alcançou o ápice da crise nesta 4ª feira (22.jun), com a prisão do ex-comandante da pasta Milton Ribeiro. Mas o desgaste é antigo. Teve início com o primeiro indicado pelo governo Bolsonaro: Ricardo Vélez Rodríguez. Foi ganhando corpo com os demais chefes da pasta: Abraham Weintraub, Carlos Decotelli (que foi nomeado mas não chegou a assumir), Ribeiro e Victor Godoy, o atual ministro.

Confira quem passou pelo MEC desde o início do governo, as principais polêmicas e escândalos de cada um. 

Ricardo Vélez Rodríguez
Posse: 01/01/2019
Demissão: 08/04/2019

Ricardo Vélez Rodríguez ficou no comando do MEC por quatro meses e dividiu olavistas e militares | Marcos Corrêa/PR

Nascido em Bogotá, na Colômbia, e naturalizado brasileiro em 1997, Ricardo Vélez Rodríguez é professor emérito da Escola de Comando do Estado Maior do Exército e foi indicado pelo filósofo conservador Olavo de Carvalho, que faleceu em janeiro deste ano e era tido como 'guru' do governo Bolsonaro no início da gestão do presidente. Vélez foi o primeiro ministro da Educação de Bolsonaro e ficou apenas quatro meses no cargo. Foi demitido sob alegação de falta de experiência para conduzir a pasta. A exoneração veio após disputa política dentro do MEC, envolvendo olavistas e militares. No curto período, Vélez colecionou decisões controversas. 

Livros Didáticos:
Numa das primeiras medidas, prometeu mudanças na escolha dos livros didáticos para que "as crianças possam ter a ideia verídica, real" do que foi a história do Brasil. Vélez se referia à maneira como o golpe militar de 1964 e a ditadura são retratados, hoje, nas escolas. 

Provas do Enem:
O ministro anunciou também a criação de uma comissão de avaliação para as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a justificativa de ajustá-las à "realidade social e assegurar um perfil consensual ao exame". 

Execução do Hino Nacional:
O ministro também pediu às escolas que executassem o Hino Nacional, gravassem e lessem uma carta de sua autoria com o slogan da campanha de Jair Bolsonaro (PL). Diante da polêmica em torno da medida anunciada, a pasta recuou da decisão.

Abraham Weintraub
Posse: 09/04/2019
Demissão: 18/06/2020

Abraham Weintraub permaneceu no cargo pouco mais de um ano e protagonizou embates com o judiciário | Marcos Corrêa/PR

Economista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Abraham Weintraub ficou no cargo de ministro por pouco mais de um ano. Polêmico e dono de frases de efeito, esteve no centro de desgastes entre o poder Executivo e o Judiciário. Durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, em abril de 2020, disse que por ele "colocava esses vagabundos na cadeia, a começar pelo STF [Supremo Tribunal Federal]". Após inúmeros insultos à mais alta Corte de Justiça do pais, Weintraub saiu do cargo quando virou alvo do inquérito das fake news no Supremo.

"Balbúrdia":
Assim que assumiu a pasta, o ministro disse que cortaria recursos de universidades que não apresentassem "desempenho acadêmico esperado" e fizessem "balbúrdia" nos campi. Weintraub cortou 30% no orçamento das universidades federais e 8% das bolsas de pesquisa.

Ataques à China:
Abraham Weintraub, em postagem nas redes sociais, ridicularizou o sotaque dos chineses e insinuou que a China poderia se beneficiar, de propósito, da crise mundial causada pelo coronavírus. Depois da repercussão negativa, ele apagou o texto.

Manifestações contra o STF:
O ministro esteve em vários atos, entre eles um em Brasília, defendendo medidas antidemocráticas, como o fechamento do STF e do Congresso Nacional.

Carlos Decotelli 
Nomeado: 25/06/2020
Não chegou a assumir

Carlos Alberto Decotelli chegou a ser nomeado, mas entregou a carta de demissão cinco dias depois | Marcos Corrêa/PR

Em busca de calmaria no MEC, com a saída de Weintraub, o governo anunciu o nome do economista Carlos Decotelli. Mas o tiro saiu pela culatra por conta de um mal-estar provocado por uma série de informações falsas descobertas no currículo e acusações de plágio na dissertação de mestrado do futuro ministro. O nome de Decotelli chegou a ser publicado no Diário Oficial, mas diante da crise, após as polêmicas, cinco dias depois a nomeação foi cancelada e o próprio Decotelli esteve no Planalto entregando a sua carta de demissão. 

Milton Ribeiro
Posse: 16/07/2020
Demissão:28/03/2022

Pastor evangélico, Milton Ribeiro foi preso nesta 4ª feira e provocou nova crise no MEC | Isac Nóbrega/PR

Pastor da Igreja Presbiteriana, Milton Ribeiro, é advogado, tem formação em Teologia e foi o quarto ministro escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para chefiar a Educação. Ele deixou o ministério uma semana após a divulgação do áudio em que ele afirmou que o governo priorizava a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as prefeituras por indicação de dois pastores que não estão ligados ao MEC.

"Famílias Desajustadas":
Pouco depois de assumir o MEC, durante uma entrevista, Ribeiro relacionou a homossexualidade a "famílias desajustadas". "Acho que o adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo [sic] tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe", afirmou na ocasião. A Procuradoria-Geral da República chegou a denunciar Ribeiro ao STF por declarações homofóbicas.

Inclusão de Deficientes:
Em outra declaração à frente da pasta, o ministro afirmou que existem crianças com "um grau de deficiência que é impossível a convivência" nas escolas. A declaração incomodou até a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que atua na defesa da comunidade surda. Criticado por diversos setores, ele se desculpou nas redes sociais.

Demissão em massa no INEP:
Ha poucos dias da realização do Enem, em 2021, servidores do INEP pediram demissão em massa alegando ingerência do governo e denunciando que integrantes do MEC chegaram a levar um agente da Polícia Federal a uma área restrita onde as provas são produzidas. Eles justificaram o afastamento citando falta de gestão, assédio moral e interferência ideológica do governo na autarquia.

Disparo em aeroporto:
Em abril deste ano, Ribeiro disparou acidentalmente uma arma de fogo no Aeroporto Internacional de Brasília, atingindo uma funcionária da Gol Linhas Aérea por estilhaços.

Victor Godoy
Posse: 18/04/2020

Victor Godoy é ex-secretário-executivo da pasta e atual ministro da Educação | Reprodução/TV Brasil

O ex-secretário-executivo da pasta e atual ministro da Educação, Victor Godoy, assumiu o comando de forma definitiva em abril. Ele estava como interino desde a saída de Milton Ribeiro. É o quinto ministro da pasta na gestão de Bolsonaro. O atual titular da pasta se formou em Engenharia de Redes de Comunicação de Dados pela Universidade de Brasília (UnB) e antes de ser convidado para assumir a secretaria-executiva do MEC, fez carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), onde trabalhou de 2004 a 2020.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbtnews
portalnews
educacao
mec
governo
brasil
educação

Últimas notícias

STF arquiva inquérito contra policiais legislativos por suposta obstrução à Lava Jato

STF arquiva inquérito contra policiais legislativos por suposta obstrução à Lava Jato

Senado afirmou, em nota oficial divulgada na noite desta quinta-feira (25), que a corte concluiu não ter havido crime na conduta dos quatro agentes investigados
Zanin atende governo Lula e suspende prorrogação da desoneração da folha

Zanin atende governo Lula e suspende prorrogação da desoneração da folha

Medida é uma resposta a pedido da AGU contra lei do Congresso, que manteve benefícios fiscais a setores que mais empregam
Governo reajusta benefícios de servidores públicos em até 52%

Governo reajusta benefícios de servidores públicos em até 52%

Em meio a greves e demandas por reestruturação, adequação será voltada para auxílios, como creche e saúde
Saiba como foi o 2º dia da 4ª Brazilian iGaming Summit e Bet Expo 2024

Saiba como foi o 2º dia da 4ª Brazilian iGaming Summit e Bet Expo 2024

SBT News falou com personalidades, executivos e líderes que estiveram presentes na maior feira e congresso do mercado de apostas da América Latina
Célia Xakriabá celebra urgência para projeto que combate violência contra mulheres indígenas

Célia Xakriabá celebra urgência para projeto que combate violência contra mulheres indígenas

Texto foi o primeiro protocolado em língua indígena na Câmara dos Deputados
Petrobras aprova distribuição de 50% dos dividendos extras aos acionistas

Petrobras aprova distribuição de 50% dos dividendos extras aos acionistas

Valor pago da parcela dos lucros de 2023 pode chegar a mais de R$ 94 bilhões
Xakriabá avalia como “insuficiente” o volume de demarcações de terras indígenas no governo Lula

Xakriabá avalia como “insuficiente” o volume de demarcações de terras indígenas no governo Lula

Deputada comentou promessa de campanha do presidente, que falava em 14 homologações nos primeiros 100 dias
Hipertensão afeta 3,5 milhões de crianças e adolescentes no Brasil; saiba como cuidar

Hipertensão afeta 3,5 milhões de crianças e adolescentes no Brasil; saiba como cuidar

Doença crônica silenciosa não possui relação só com a idade e pode ter causas variadas. Veja sinais de atenção e saiba como prevenir
Cashback da reforma tributária vai devolver até 50% do imposto das contas de luz e água

Cashback da reforma tributária vai devolver até 50% do imposto das contas de luz e água

Medida é voltada para famílias de baixa renda. Governo também planeja um aplicativo para monitoramento de gastos
Policias penais fazem pente-fino em busca de celulares do crime organizado em 51 presídios

Policias penais fazem pente-fino em busca de celulares do crime organizado em 51 presídios

Celas e pavilhões são vasculhados por mutirão da Operação Mute, da Senappen, para interromper comunicação das facções
Publicidade
Publicidade