EUA vão se empenhar para doarem recursos "vultosos" ao Fundo Amazônia
Assessor especial do país para o clima, John Kerry, se reuniu com autoridades brasileiras

Guilherme Resck
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse nesta 2ª feira (27.fev) que, na reunião no Itamaraty, o assessor especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, declarou que se empenhará para os Estados Unidos doarem "recursos vultosos" ao Fundo Amazônia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O enviado John Kerry não definiu valor [da doação], mas colocou que vai se empenhar junto ao governo, junto ao Congresso norte-americano e junto à iniciativa privada para termos recursos vultosos, não só no Fundo Amazônia como também em outras cooperações", pontuou Alckmin, após a reunião.
Participaram do encontro ainda o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Em 15 de fevereiro, a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, afirmou que nas próximas semanas deveria sair a confirmação do valor que os EUA liberarão para o Fundo Amazônia. Na semana anterior, após encontro do presidente americano Joe Biden com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Washington, os Estados Unidos anunciaram intenção de contribuir com o fundo, mas não informaram o valor.
Pelo Twitter, nesta 2ª, falando sobre a reunião no Itamaraty, Alckmin disse que as autoridades nacionais apresentaram às americanas "o compromisso brasileiro de trabalhar conjuntamente por uma agenda concreta de ações em prol do enfrentamento às mudanças climáticas". "As equipes do Brasil e dos EUA continuarão reunidas, nos próximos dias, para definir os principais eixos de nossa renovada cooperação bilateral", complementou.
Em nome do presidente @LulaOficial, coordenei, com o Enviado Especial para o Clima do governo estadunidense, John Kerry, o encontro bilateral entre Brasil e EUA, realizado no Palácio do Itamaraty. pic.twitter.com/mSJJYS8Tdv
? Geraldo Alckmin ?? (@geraldoalckmin) February 27, 2023
**Com informações da Agência Brasil
Veja também: