Publicidade

Pandemia é gatilho para alta de casos depressivos, avaliam especialistas

Isolamento, insegurança econômica e excesso de informação foram as principais influências para o transtorno

Pandemia é gatilho para alta de casos depressivos, avaliam especialistas
Publicidade

A pandemia de covid-19 trouxe consigo, além de uma crise sanitária global, impactos significativos na saúde mental da população, aumentando os níveis de insegurança, ansiedade e medo de um inimigo invisível que, até então, era desconhecido. Para os especialistas consultados pelo SBT News, o período de isolamento social foi um gatilho que derrubou muitas pessoas, fazendo com que sintomas depressivos antes não identificados, piorassem com o passar do tempo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com um levantamento desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5% dos adultos em todo o mundo sofrem de depressão. O número, no entanto, pode ser maior, uma vez que os pesquisadores alertam para a negligência da saúde mental durante a pandemia, que, apesar dos conhecimentos adquiridos nas estratégias de prevenção e tratamento, dificultou ainda mais a destinação de recursos e a realização de diagnósticos de maneira oportuna.

Para o Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, o início do isolamento social juntamente com a sensação de insegurança foram os principais responsáveis pela desestruturação do cotidiano da população. "Para aqueles que tinham propensão um pouco maior ou que já tinham os transtornos de ansiedade e depressão, o período de quarentena fez com que muitos quadros se agravassem", diz Busin. 

"O desemprego, o acúmulo de tarefas, a adoção do home office e a readaptação de vida causou impactos muito grandes na vida das pessoas", pontua o psicólogo. "Todas as faixas etárias foram afetadas: as crianças que não tiveram mais socialização, os adolescentes que tiveram mais dificuldade para estudar e perderam diversos eventos, os adultos que não entendiam o que ia acontecer no futuro e não podiam se encontrar com os familiares, e os idosos que, muitas vezes, sofreram com a solidão", explica.

Ainda segundo a OMS, em países de alta renda, cerca de metade das pessoas que sofrem de depressão não são diagnosticadas ou tratadas. Esse índice aumenta para 80% a 90% em países de baixa e média renda. Além disso, estudos mostram que existem pessoas que foram impactadas apenas por assistirem cinco minutos de más notícias sobre a covid-19, demorando de três a quatro horas para se recuperarem mentalmente.

+ Síndrome de Burnout: entenda condição e direitos trabalhistas

Para o psiquiatra e psicoterapeuta Wimer Bottura, presidente do Comitê de Adolescência da Associação Paulista de Medicina, "o exagero na informação gera muito medo e as pessoas perdem o quadro de referência, uma vez que toda informação grandiosa ou espetaculosa gera ansiedade". Isso acontece, principalmente, quando o indivíduo não tem certeza ou previsão do que pode acontecer, ou seja, quando não há uma informação precisa do futuro a curto ou longo prazo - o que foi o caso do início da pandemia e a implementação das restrições sanitárias.

Assim como Busin, Bottura também chama a atenção para a influência do isolamento social no aumento de diagnósticos de ansiedade e depressão. Ele destaca que, o que pode ter sido o principal causador dos transtornos sociais, foi o longo tempo de quarentena e o restabelecimento constante da medida, geralmente causando muito incômodo aos cidadãos e, até mesmo, ocasionando situações de carência. Ao mesmo tempo, a preocupação com a economia, o desemprego e possíveis perdas também atingiu grande parte da população, o que gerou um aumento na insegurança e aflição sobre os dias futuros, além de uma certa revolta.

"Ver uma pessoa perdendo dinheiro e ver outro ganhando, ostentando ou tirando proveito da crise gera uma sensação de injustiça, o que acaba se tornando uma profunda revolta, que, contida, gera a depressão e ansiedade. Essa diferença [social] também acaba resultando em frustração e em uma agressão silenciosa contra aquele que está reprimido e sem recursos para apenas sobreviver", pontua o psiquiatra.

Principais sintomas da depressão | SBT News

Embora muitas pessoas não saibam, a alimentação também está relacionada diretamente com a saúde mental. Assim como explica a nutricionista Alessandra Gusmão, todo paciente que está sofrendo de depressão apresenta desequilíbrio nutricional, dado que a inflamação subclínica crônica do corpo e do cérebro provoca a diminuição da produção de neurotransmissores e hormônios que são responsáveis pela alegria, pelo bem estar e pela harmonia metabólica do organismo.

"O excesso de radicais livres e o mau funcionamento do intestino são fatores que precisam ser modulados para que a pessoa possa melhorar. Quando o sistema de recompensa do cérebro é ativado, buscamos por alimentos mais gostosos e de paladar doce e vamos atrás daquilo que nos lembra situações de alegria", explica Alessandra. Segundo ela, a dieta de quem está sofrendo de depressão deve ser alterada gradualmente, priorizando alimentos naturais, além de um maior consumo de água. Refrigerantes, bebidas alcóolicas e massas, por outro lado, devem ser evitados. 

Outro ponto importante que pode agravar os sintomas depressivos e demais doenças crônicas é a ausência de noites bem dormidas. O chamado sono restaurador é fundamental para o equilíbrio do ritmo circadiano, que controla as mudanças dos estados mentais e físicos que ocorrem durante o período de 24 horas. Apesar dos ansiolíticos serem utilizados para auxiliar o relaxamento da mente para dormir, a reorganização do ritmo biológico para a volta do sono natural deve ser prioridade.

Diante de alguns casos de ansiedade e depressão, a introdução de medicamentos de uso contínuo se tornam uma realidade e uma solução a mais para diminuir os danos causados por ambos os transtornos. Bottura ressalta, porém, que o uso do medicamento controlado é um complemento para o acompanhamento psicológico.

O ponto destacado é lembrado também pela médica psiquiatra Adriana Zenaide Figueira, atuante na clínica Ampare. Na visão da especialista, "tão importante quanto ir ao médico para avaliar a necessidade de iniciar uma medicação, é também entender na terapia quais são os pontos fortes do paciente para que isso seja usado a favor do tratamento". Ela ressalta, ainda, que o método é positivo para todas as idades, já que é na terapia que a pessoa acaba se conhecendo melhor.

Após muitas mudanças sociais e na saúde, Bottura recorda que "antigamente havia um certo antagonismo, mas hoje há conversa, uma convergência entre psicólogos e médicos", deixando claro que o intuito dos profissionais é o mesmo: a melhora do paciente. "A coisa que um profissional de saúde mais gosta quando trata um paciente é o momento que pode tirar os medicamentos. Significa que teve êxito no tratamento. Os médicos e psicólogos vivem dos pacientes que melhoram", frisa o presidente do comitê da APM.

"Os tratamentos são independentes, mas se complementam. Um não é mais importante do que o outro", complementa a doutora Zenaide quanto às mudanças e ligação da medicina com a terapia.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácias, o aumento no consumo de antidepressivos foi de pelo menos 17% no início da pandemia. Dividido por subtipos, o termo "antidepressivo" traz consigo a preocupação da dependência para uma sociedade escassa de informações. 

+ Por que as doenças mentais se intensificam no fim de ano?

Levando em consideração essa problemática, a psiquiatra explica: "a maioria absoluta das medicações usadas são tarja vermelha, então, classificadas como antibióticos, anti hipertensivos e antidiabéticos. Não há o risco de dependência. As medicações que podem causar dependência são as benzodiazepínicas, que são as de tarja preta. A supervisão médica, no entanto, impede que isso aconteça".  Adriana reforça que o mito de pacientes em relação à dependência ocorre quando muitos querem parar de forma abrupta, sem avaliação. O chamado "desmame" é possível apenas com paciência, cuidado e orientação.

Para os especialistas, o modo como as pessoas "saem do isolamento social" também deve ser monitorado, já pode influenciar e, até mesmo, agravar os casos dos transtornos psicológicos. Segundo Bottura, quando o período de quarentena acaba, "muitas pessoas saem desesperadas, vorazes, de forma descuidada. Isso acontece porque elas querem compensar o tempo perdido, sair para lugares que não saíram, ter conversas que nunca tiveram. Uma coisa agrava a outra, já que o isolamento gera um tipo de carência e as pessoas saem se expondo demasiadamente, querendo romper com aquela 'cerca' que lhes fora imposta".

A afirmação é sustentada por Adriana. Para ela, existe uma grande diferença entre o paciente optar pela interrupção nas relações sociais e a imposição de um isolamento sem precedentes e com tempo indeterminado. "Nós somos seres sociáveis, o convívio e as relações com as pessoas são muito importantes. Então, essa privação, que também resultou no distanciamento de parentes e amigos, pode ter contribuído para isso", explica. Agora, com o ritmo social voltando ao normal, "a manutenção gradual de rotina deve ser priorizada para auxiliar na proteção contra os transtornos".

Cuidados para evitar a depressão e ansiedade

Assim como determinadas atitudes fortalecem o sistema cardiovascular, alguns hábitos e comportamentos são fundamentais para manter a saúde mental. Além de alimentos mais nutritivos e o cuidado com o sono, a prática de atividades físicas também é recomendada, uma vez que os esportes promovem a liberação da endorfina, geralmente diminuindo a tendência à tristeza e ao desânimo. O aconselhado, segundo os especialistas, é incorporar a prática de exercício físico na rotina ao menos três vezes na semana.

Outra dica é reservar momentos para se dedicar a atividades prazerosas, que proporcionem a sensação de felicidade, tranquilidade e bem-estar. Tais atitudes são essenciais para manter a mente ativa e o pensamento positivo. A leitura de livros, meditação, terapias, cultivo hobbies e viagens são algumas das recomendações. Estar entre pessoas que fornecem apoio e confiança também é de grande importância, bem como estimular a construção de um ambiente acolhedor e procurar ajuda qualificada. 

Para saber mais informações, o Ministério da Saúde fornece uma cartilha de saúde mental, que aborda desde a atenção básica para doenças crônicas até os tratamentos adequados. O material pode ser acessado através deste link.

Leia também

+ Departamento de Estado dos EUA diz que Bolsonaro foi infeliz em mensagem

+ Criptomoedas, lavagem de dinheiro e assassinatos: entenda a "guerra" no PCC

+ Disputa entre governadores trará novos nomes em ao menos 10 estados

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
depressao
ansiedade
pandemia
coronavirus
alimentacao
psiquiatras
psicologos
camila stucaluc
drielly peniche
wimer bottura
adriana zenaide figueira
yuri busin
alessandra gusmao
oms
apm
ampare
camila-stucaluc

Últimas notícias

Reforma tributária prevê 15 itens na cesta básica com alíquota zero; veja quais são

Reforma tributária prevê 15 itens na cesta básica com alíquota zero; veja quais são

Definição foi baseada nos critérios para alimentação saudável e ingredientes culinários necessários
EUA iniciam construção de píer na costa de Gaza para entrega de ajuda humanitária

EUA iniciam construção de píer na costa de Gaza para entrega de ajuda humanitária

Cais temporário receberá grandes quantidades de alimentos e remédios para atender população; itens serão inspecionados por Israel
SBT News na TV: polícia pede prisão do motorista de Porsche que matou motorista de app

SBT News na TV: polícia pede prisão do motorista de Porsche que matou motorista de app

Confira o que foi notícia ao longo do dia e os assuntos que serão destaque nesta sexta-feira (26); assista!
Justiça derruba decisão que suspendia concessão de trem que ligará SP a Campinas

Justiça derruba decisão que suspendia concessão de trem que ligará SP a Campinas

Decisão foi publicada na quinta-feira (25) e acatou recurso da Fazenda Pública do estado
Primeira estátua póstuma da rainha Elizabeth II é inaugurada no Reino Unido

Primeira estátua póstuma da rainha Elizabeth II é inaugurada no Reino Unido

Escultura fundida em bronze fica na cidade de Oakham; governo britânico também planeja homenagem
Caixa libera Bolsa Família para beneficiários com NIS final 8

Caixa libera Bolsa Família para beneficiários com NIS final 8

Valor pode ser sacado em agências bancárias ou movimento virtualmente; depósito inclui Auxílio Gás
"Governo federal erra ao judicializar a política", diz Pacheco após decisão de Zanin

"Governo federal erra ao judicializar a política", diz Pacheco após decisão de Zanin

Ministro do STF atendeu pedido do governo Lula e suspendeu parte da lei que prorrogou a desoneração da folha
Aposta de Campinas leva prêmio de R$ 5,5 milhões da Mega-Sena

Aposta de Campinas leva prêmio de R$ 5,5 milhões da Mega-Sena

Quina teve 31 apostas ganhadoras, que vão receber mais de R$ 52 mil cada
Mulheres acusam funcionários do Consulado dos Estados Unidos de violência sexual, em Porto Alegre

Mulheres acusam funcionários do Consulado dos Estados Unidos de violência sexual, em Porto Alegre

Uma das vítimas acredita que foi dopada por americano ao beber copo d'água no apartamento dele
Câmeras de PMs mostram como dono de Porsche reagiu após acidente fatal em São Paulo

Câmeras de PMs mostram como dono de Porsche reagiu após acidente fatal em São Paulo

Imagens revelam como foi abordagem dos PMs e a versão de testemunhas
Publicidade
Publicidade