Morre Phil Saviano, denunciante e sobrevivente de abusos sexuais do clero
Phil desempenhou um papel importante ao expor ataques de padres católicos romanos nos Estados Unidos

Sobrevivente e denunciante de abusos sexuais da Igreja Católica, Phil Saviano morreu no domingo (29.nov) aos 69 anos. O irmão e cuidador do norte americano, Jim Saviano, informou que ele faleceu vítima de câncer de vesícula biliar. Phil desempenhou um papel importante ao expor os ataques dos padres católicos romanos nos Estados Unidos. Em sua página no Facebook, foi publicado o seguinte: "O Phil decidiu que não havia problema em deixar ir".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Saviano nasceu em 23 de junho de 1952, desde criança frequentava a Igreja de St. Denis, na pequena East Douglas, Massachusetts. Foi nesse ambiente, que o reverendo David Holley o abusou com apenas 12 anos. Após alguns anos, quando ele adoeceu gravemente com AIDS, decidiu divulgar publicamente seu abuso infantil em 1992, tornando-se um dos primeiros a se apresentar.
Em uma de suas primeiras entrevistas, ele informou que: "O padre Holley forçou a mim e a dois de meus amigos a ter contato sexual repetido com ele". Sua história teve destaque no filme vencedor do Oscar de 2015, Spotlight, sobre a investigação do The Boston Globe, que revelou como muitos padres molestaram crianças e escaparam impunes porque os líderes da igreja encobriram o caso. Nos cinemas, o ator Neal Huff interpretou Phil.