Publicidade
Justiça

STF forma maioria para tornar réus mais 250 denunciados pelo 8 de janeiro

Este é o quinto bloco de denúncias submetidas ao colegiado, somando 1.045 ocorrências

Imagem da noticia STF forma maioria para tornar réus mais 250 denunciados pelo 8 de janeiro
Expectativa é que todas as 1.390 denúncias apresentadas pela PGR sejam julgadas até o início de junho | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para receber mais 250 denúncias contra suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. As novas ações penais, apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), estão sendo julgadas em plenário virtual, com prazo até às 23h59 desta 2ª feira (22.mai).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Além de Alexandre de Moraes, relator do caso, votaram para tornar réus os denunciados os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. O ministro Nunes Marques, por sua vez, votou contra a aceitação das ações penais.

Este é o quinto bloco de denúncias submetidas ao colegiado, somando 1.045 ocorrências. Com o parecer a favor das denúncias, os acusados se tornarão réus e responderão criminalmente pela invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília. Segundo a Corte, os denunciados poderão pegar até 20 anos de prisão.

As ações foram divididas em dois inquéritos. No primeiro (4921), são investigados os incentivadores, acusados de incitação ao crime e associação criminosa. Já no segundo (4922), são analisadas as denúncias de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

+ MPT-SE vai apurar denúncia de assédio moral contra funcionário do Burger King

A expectativa é que todas as 1.390 denúncias apresentadas pela PGR sejam julgadas até o início de junho. Posteriormente, as ações serão oficialmente abertas e começarão a produção de provas e tomada de depoimentos. Na sequência, o STF irá julgar caso por caso, avaliando se o acusado será condenado ou absolvido.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade