Publicidade
Jornalismo

Guerra na Ucrânia encolhe perspectivas econômicas mundiais, diz FMI

Escalada de preços dos alimentos e combustíveis deve prejudicar famílias de baixa renda em todo o mundo

Imagem da noticia Guerra na Ucrânia encolhe perspectivas econômicas mundiais, diz FMI
Conflito interrompe grande parte dos envio de commodities essenciais da Ucrânia, como trigo e milho | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um alerta para a queda das perspectivas econômicas globais diante da guerra da Rússia contra a Ucrânia. De acordo com o conselheiro econômico e diretor do Departamento de Estudos, Pierre-Olivier Gourinchas, o crescimento do mercado foi revisado e deve chegar a 3,6% tanto em 2022 como em 2023.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Gourinchas explica que o conflito acontece ao mesmo tempo em que o mercado ainda busca se recuperar dos efeitos da pandemia de covid-19. Com isso, a inflação, que já estava em alta em muitos países, deve ficar ainda mais desequilibrada devido a oferta e demanda no mercado global. 

Um dos motivos é a grande importação de petróleo, gás e metais procedente da Rússia e o grande envio de commodities essenciais da Ucrânia, como trigo e milho. A oferta reduzida provocou um forte aumento dos preços desses produtos, que já está sendo sentido em países da Ásia Central, Oriente Médio, Norte da África e África Subsaariana.

+ Zelensky pede reunião com Putin e diz não temer líder russo

Além disso, o deslocamento de mais de 5 milhões de refugiados ucranianos para nações vizinhas, em especial Polônia, Romênia, Moldávia e Hungria, intensifica as pressões econômicas na Europa. Segundo Gourinchas, a escalada de preços dos alimentos e combustíveis deve prejudicar as famílias de baixa renda em todo o mundo, inclusive nas Américas e na Ásia.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade