Número de refugiados ucranianos na Europa ultrapassa 5 milhões
Segundo levantamento da ONU, civis deslocados no país chegam a 8 milhões

SBT News
O número de refugiados ucranianos na Europa ultrapassou 5 milhões, nesta 4ª feira (20.abr), devido ao avanço das forças russas no leste do país. De acordo com o programa de monitoramento da Organização das Nações Unidas (ONU), quase metade do grupo é composto por crianças e adolescentes, além de mais de 200 mil cidadãos de outras nacionalidades.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Assim como registrado desde o início do conflito militar, a Polônia continua sendo o país que mais recebe refugiados procedentes da Ucrânia, contabilizando mais de 2,8 milhões de pessoas. Outras nações como Romênia (757 mil), Hungria (471 mil), Moldávia (426 mil) e Eslováquia (342 mil) também seguem recepcionando os civis, assim como regiões russas (549 mil).
Pelas redes sociais, o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), António Vitorino, também chamou atenção para o número de deslocados internamente no país, calculado em 8 milhões. Em reunião no Conselho de Segurança da ONU, ele alertou para as necessidades dos moradores em situações de crise humanitária, assim os civis em situação de refúgio.
+ Chanceler da Alemanha acusa Putin de ser responsável por crimes de guerra
"Apesar da resposta esmagadoramente positiva, estou alarmado com os relatos de discriminação e xenofobia contra cidadãos de países terceiros que fogem da Ucrânia. Pedi aos Estados do Conselho de Segurança que garantam que a proteção e a assistência sejam prestadas de forma não discriminatória", disse.
Leia também
+ Após acordo com Rússia, Ucrânia inicia retirada de civis em Mariupol
+ Ataques na Ucrânia ultrapassaram os 1.200 durante a madrugada
+ Rússia condecora divisão militar acusada de massacre em Bucha