Publicidade

Itamaraty fez operação de defesa de Bolsonaro junto a imprensa no caso Marielle

SBT News teve acesso a telegramas sobre os quais governo Bolsonaro tinha decretado sigilo de 100 anos

Itamaraty fez operação de defesa de Bolsonaro junto a imprensa no caso Marielle
Publicidade

O governo Bolsonaro montou uma ofensiva coordenada, envolvendo as principais embaixadas do Brasil na Europa, para blindar a imagem do então presidente, segundo telegramas oficiais obtidos com exclusividade pelo SBT News com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). A ação do Itamaraty mirava importantes veículos de comunicação europeus, que associavam em diferentes graus o então mandatário ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), em 14 de março de 2018.

+ CGU vai revisar 234 sigilos impostos pelo governo Bolsonaro

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os telegramas de seis Embaixadas do Brasil no exterior -- na Alemanha, França, Itália, Suíça, Cuba e Jamaica -- estavam sob sigilo de 100 anos, imposto pelo governo de Jair Bolsonaro, mas foram revelados nesta 6ª feira (17.fev), após reavaliação feita pela Controladoria-Geral da União, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Eles foram encaminhados para o Ministério das Relações Exteriores entre novembro de 2019 e dezembro de 2020. Entre os documentos, estão textos enviados pelo embaixador do Brasil em Roma, na Itália, Hélio Vitor Ramos Filho, e o representante do país em Berna, na Suíça, Evandro Didonet.

As autoridades brasileiras enviaram cartas a diretores de jornais fazendo considerações sobre as publicações, além de repudiar o conteúdo de algumas delas.

O SBT News conversou com Rubens Barbosa, que foi embaixador do Brasil em Londres, na Inglaterra, entre 1994 e 1999 e em Washington, nos Estados Unidos, nos anos de 1999 a 2004. Para ele, os embaixadores foram "um pouco longe" ao escrever os ofícios.

Segundo Barbosa, as autoridades que trabalham nas Embaixadas seguem instruções do governo. Teria vindo, então, da gestão Jair Bolsonaro o pedido para responder aos jornais. Porém, ele alerta que essas ações podem ser justificadas pelo papel de "defesa dos interesses dos brasileiros" no exterior.

Carta ao La Repubblica: repúdio da embaixada brasileira

Em 13 de fevereiro de 2020, o embaixador do Brasil em Roma, Hélio Vitor Ramos Filho, comunica ao Ministério das Relações Exteriores que enviou uma carta de repúdio ao diretor do jornal La Repubblica após uma reportagem "levantar suspeitas sobre a honra" do ex-presidente Jair Bolsonaro ao associá-lo ao assassinato de Marielle Franco. Quatro dias depois, em 17 de fevereiro, o Itamaraty encaminhou o conteúdo completo da carta para o Secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten.

Segundo o embaixador, a matéria "Brasile, ucciso il killer che sapeva tutto sull'omicidio di Marielle Franco" (Brasil: morto o assassino que sabia tudo sobre o homicídio de Marielle Franco), publicada pelo La Repubblica em 10 de fevereiro de 2020, fazia "ilações difamatórias", com o único objetivo de levantar suspeitas contra Bolsonaro por meio de uma "publicação irrazoável".

O trecho que mais incomodou Ramos Filho foi o último parágrafo, que ligava a família de Jair Bolsonaro ao miliciano Adriano da Nóbrega, morto em 9 de fevereiro de 2020, em uma operação policial na Bahia. Capitão Adriano, ex-policial militar do BOPE, era apontado como um dos líderes do Escritório do Crime -- grupo de matadores de aluguel que tinha entre seus integrantes Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista dela, Anderson Gomes.

"Uma investigação perigosa para a família de Jair e para o próprio presidente. Um entrelaçamento de relações e amizades que pode chegar até o Planalto, abrindo caminho também para as conexões entre política e crime, entre lideranças locais e milícias. Entre instigadores e autores do assassinato de Marielle Franco. Melhor fechar o jogo. Com três tiros que silenciam uma importante testemunha. Mas desconfortável", diz a reportagem do jornalista Daniele Mastrogiacomo.

A carta diplomática ainda ressaltou que o país é defensor do direito de opinião e da imprensa livre.

Carta ao jornal La Repubblica
Carta ao jornal La Repubblica

Embaixador pede esclarecimentos a jornal na Suíça

O embaixador brasileiro em Berna, na Suíça, Evandro Didonet, encaminhou uma carta de resposta ao jornal Blick devido à reportagem "Brasilien droht wegen Bolsonaro das Chaos" ou "Brasil sob ameaça do caos por causa de Bolsonaro", publicada em 6 de maio de 2020.

A reportagem suíça citava a saída conturbada de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, quando ele denunciou que Bolsonaro estaria interferindo politicamente no trabalho da Polícia Federal. Para o Blick, isso estaria relacionado ao assassinato de Marielle Franco, já que o suposto atirador teria visitado o condomínio em que Bolsonaro morava, no Rio de Janeiro, após o ataque.

Carta ao jornal Blick
Carta ao jornal Blick

Na carta, Didonet afirma que a publicação não tinha fundamentos para dizer que Jair Bolsonaro estava tentando interferir nas investigações da Polícia Federal sobre o caso Marielle Franco. Segundo ele informa, as autoridades competentes seguiam "empenhadas no completo esclarecimento do crime e na punição dos responsáveis".

O embaixador ainda responde às críticas sobre um suposto uso da força para se manter no cargo, a situação dos militares no governo e sobre as políticas de combate à Covid-19.

Carta ao jornal Blick
Carta ao jornal Blick

Resumo de notícias: embaixadas monitoravam jornais e até atos contra o governo Bolsonaro

Os telegramas ainda mostram a prática dos embaixadores de enviar resumos de notícias com considerações sobre o que seriam ataques a honra do presidente, assim como aos interesses do governo brasileiro.

Os relatos seguem uma ordem cronológica, que você pode acompanhar logo abaixo. O primeiro telegrama obtido pelo SBT News é de 4 de novembro de 2019, enviado por Luís Fernando Serra, embaixador do Brasil em Paris, para o Itamaraty.

As correspondências se encerram em 9 de dezembro de 2020, quando o embaixador em Berlim, na Alemanha, Roberto Jaguaribe, faz uma análise de "notícias sobre o Brasil veiculadas nos principais veículos de comunicação alemães".

Críticas ao Le Monde sobre reportagem de TV e reação de Bolsonaro

O embaixador Luís Fernando Serra, em Paris, enviou uma carta para o Itamaraty, no dia 4 de novembro de 2019, em que tece críticas à reportagem do Le Monde, se referindo ao jornal como uma publicação de "linha editorial de centro-esquerda".

O Le Monde publicou no fim de semana de 1º e 2 de novembro de 2019 um artigo do correspondente Bruno Meyerfeld sobre a reação de Jair Bolsonaro a uma reportagem veiculada pela TV Globo, que noticiava que ele seria citado no inquérito policial sobre o assassinato da vereadora.

Telegramas da embaixada da Alemanha relatam queixa sobre armas, eleições municipais e extremismo

A edição de 30 de novembro de 2020 da revista Der Spiegel intitulada "Brasiliens Waffengewalt -- Made in Germany" ou "A violência armada no Brasil -- Fabricado na Alemanha" aborda o crescente número de assassinatos no Brasil.

A reportagem cita o aumento do registro de porte de armas no Brasil e afirma que a fabricante alemã Sig Sauer seria uma das principais fornecedoras do armamento para os brasileiros.

O texto ainda relata que uma das fabricantes, a Heckler & Koch, saiu do Brasil após o assassinato da vereadora do PSOL do Rio de Janeiro, Marielle Franco, vítima de uma emboscada, no qual uma submetralhadora fabricada pela empresa foi usada no crime.

Telegrama da embaixada de Berlim
Telegrama da embaixada de Berlim

Já o jornal Die Tageszeitung publicou em 30 de novembro de 2020 uma reportagem sobre as eleições municipais brasileiras, intitulada "Doch kein Sozialist für São Paulo" ou "Sem socialista para São Paulo".

No telegrama, o embaixador Roberto Jaguaribe destaca o trecho da matéria que cita a vitória de Eduardo Paes (PSD) por considerável margem para o então prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), "pastor da extrema-direita", que contava com apoio do presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral. O resultado das eleições não foi positivo para o então presidente da República. Jaguaribe relata que a publicação ressaltou que o sistema político brasileiro é complexo.

Telegrama da embaixada de Berlim
Telegrama da embaixada de Berlim

Outra reportagem que atraiu a atenção do embaixador brasileiro foi também da revista Die Spiegel, "Ein Mord an einem schwarzen Mann geschieht überall meist nach ähnlichen Mustern" ou "O assassinato de um homem negro geralmente segue um padrão semelhante em todos os lugares", que fala sobre um caso de racismo no país, quando um homem foi morto em uma unidade do supermercado Carrefour, em novembro de 2020.

Um ativista e advogado dos direitos humanos, Marco Antonio André, falou em entrevista sobre o aumento dos movimentos de extrema-direita e racistas, estimulados por Donald Trump e Jair Bolsonaro.

Trecho sobre caso de racismo no Carrefour
Trecho sobre caso de racismo no Carrefour

"Colhe sucessos", diz publicação de direita elogiada por embaixador em Paris

Há também elogios e apoio. Em 5 de janeiro de 2020, em uma carta transmitida de Paris para Brasília, o embaixador Luís Fernando Serra considerou "de tom bastante positivo" a reportagem da revista Valeurs Actuelles, "Brésil: réforme des retraites, stabilité économique, lutte contre la délinquance... Bolsonaro engrange les succès" (Brasil: reforma da previdência, estabilidade econômica, combate à inadimplência... Bolsonaro colhe sucessos), que fez um balanço do primeiro ano do governo Bolsonaro diante de desafios.

"Mesmo que o desemprego, a violência e a corrupção continuem no cardápio de 2020, o progresso é visível em todos os lugares", relata trecho da matéria de tom otimista da Valeurs Actuelles.

No telegrama, Serra ainda relata que recebeu a autora da publicação em quatro ocasiões para passar os dados do governo brasileiro.

"Previamente a publicação da reportagem, a autora da matéria, a jornalista Virginie Jacoberger-Lavoué, foi recebida por mim em quatro ocasiões, nas quais pude apresentar-lhe elementos que foram por ela usados nessa e em outras matérias que fez sobre o Brasil", relata o embaixador no telegrama.

O Itamaraty disse à reportagem do SBT News, por meio da Secretaria de Assuntos Multilaterais Políticos, que esses foram todos os telegramas localizados nas unidades do órgão que se enquadraram nos parâmetros de busca indicados no pedido de Acesso à Informação.

Dos diplomatas citados na matéria, somente o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e o embaixador do Brasil na Itália, Helio Vitor Ramos Filho, permanecem no corpo diplomático.

Indicado pelo governo Temer à Embaixada do Brasil na Suíça, Evandro Didonet foi substituido pela diplomata Cláudia Buzzi, em 2021. Luiz Fernando Serra também não está mais à frente da Embaixada do Brasil na França.

Em 23 de janeiro deste ano, o país concedeu agrément ao diplomata Ricardo Neiva Tavares para assumir a Embaixada de Paris. Ele ainda será sabatinado pelo Senado Federal.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
exclusivo
lai
cartas
embaixadores
imprensa
mundo
bolsonaro
diplomatas
itamaraty
repudio
jornalismo
telegramas
emanuelle menezes
cido coelho
giovanna colossi
governo

Últimas notícias

PF cumpre novos mandados do caso de prefeito suspeito de corrupção em Pernambuco

PF cumpre novos mandados do caso de prefeito suspeito de corrupção em Pernambuco

Noé Magalhães foi preso em 2023, mas já está em liberdade e voltou ao cargo na última semana
6 de janeiro de 2021: roteirista de "A Rede Social" planeja filme sobre ataque ao Capitólio nos EUA

6 de janeiro de 2021: roteirista de "A Rede Social" planeja filme sobre ataque ao Capitólio nos EUA

Vencedor do Oscar pelo longa sobre criação do Facebook disse a um podcast que disseminação de fake news e discursos de ódio pode ter levado à invasão
Prévia da inflação recua e índice é de 0,21% para abril

Prévia da inflação recua e índice é de 0,21% para abril

IPCA-15 acumula taxa de 1,67% no ano; Dado foi divulgado nesta sexta-feira (26) pelo IBGE
Segurança de vereadora atira no assessor de outra parlamentar

Segurança de vereadora atira no assessor de outra parlamentar

Caso foi registrado em Paulista (PE), cidade da região metropolitana de Recife; motivo teria sido aula de zumba
Confira a previsão do tempo para o final de semana no Brasil

Confira a previsão do tempo para o final de semana no Brasil

Temperaturas mínimas ficam acima de 20ºC em diversas capitais
Polícia investiga ataque de suposto neonazista a jovem no Paraná

Polícia investiga ataque de suposto neonazista a jovem no Paraná

Jovem foi atacado com uma arma de pulo; vítima carregava bottom antinazista na mochila e teria sido questionado pelo agressor
Homem teria assassinado psicóloga para conseguir informações sobre a ex

Homem teria assassinado psicóloga para conseguir informações sobre a ex

Crime foi cometido em Assú, no Rio Grande do Norte; vítima trabalhava com casais e vítimas de relacionamento abusivo
Mapa Mundi: Maduro derruba opositores e aparece 13 vezes em cédula de votação na Venezuela

Mapa Mundi: Maduro derruba opositores e aparece 13 vezes em cédula de votação na Venezuela

Giro internacional do SBT News também trata sobre guerra na Ucrânia, protestos na Argentina e 50 anos do fim da ditadura em Portugal
Saiba quem são mãe e filha que moram em lanchonete do Rio

Saiba quem são mãe e filha que moram em lanchonete do Rio

Caso ganhou repercussão nesta semana, mas “moradoras” vivem no local há meses
 Paciente rouba arma e mata vigilante de hospital no último dia de trabalho no Recife

Paciente rouba arma e mata vigilante de hospital no último dia de trabalho no Recife

Homem estava internado na ala ortopédica da unidade; vigilante estava prestes a se aposentar
Publicidade
Publicidade