Publicidade

Em Londres, Bolsonaro antecipa ao SBT o tom do discurso na ONU

Presidente negou que esteja fazendo campanha eleitoral no funeral da Rainha Elizabeth II

Em Londres, Bolsonaro antecipa ao SBT o tom do discurso na ONU
Publicidade

Em Londres, onde participa do funeral da Rainha Elizabeth II, o presidente Jair Bolsonaro (PL) antecipou ao SBT o tom do discurso que vai fazer na Assembleia da ONU, na próxima 3ª feira (20.set). Em entrevista exclusiva ao repórter João Venturi, ele disse que não foi até a Inglaterra fazer campanha eleitoral.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Bolsonaro chegou ao Reino Unido já na manhã deste domingo (18.set), no horário local. Acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o presidente esteve na embaixada brasileira em Londres antes de se dirigir ao funeral da monarca.

O presidente será responsável por abrir a Assembleia da ONU na próxima 3ª feira. "Pretendo falar alguma coisa sobre energia limpa, no caso hidrogênio verde, em especial o nosso nordeste, uma potência. O Brasil, alem do agronegócio, além de alimentar mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo, abriu-se uma porta enorme nas eólicas ditas "offshore", ou seja, os nossos cataventos na costa do Brasil, em especial do nordeste. Temos um potencial pra 50 Itaipu Binacional. O Brasil é isso, um país enorme que, no meu entender sempre, não foi muito bem administrado no passado", disse.

Questionado se teme ser criticado por ir até o funeral de Elizabeth II durante a corrida eleitoral, Bolsonaro afirmou que não está na Inglaterra para fazer campanha, e sim cumprir seu papel institucional.

"Quem está falando que eu estou fazendo campanha política é você. Se eu não venho, tenho crítica. Se eu venho, tem também. Estou aqui exercendo um papel institucional. O Brasil é uma grande potência. Já somos agora, ganhamos algumas posições, a 10ª maior economia do mundo. Há interesse por parte do Reino Unido um contato conosco", disse o presidente.

Bolsonaro afirmou ainda que teria assuntos para tratar com o Rei Charles III, mas que o momento não é oportuno: "eu não vou, num momento como esse buscar tomar a atenção dele. Em toda as vezes que eu estive com ele, desde quando assumi, o tratamento foi muito cordial, conversamos sobre questÃo do meio ambiente, que ele tem uma preocupação muito grande com isso. Uma conversa bastante franca, nos entendemos muito bem. Creio que ele goste de mim, assim como eu gosto dele".

Confira a entrevista na íntegra:

Como foram os primeiros compromissos em Londres, como tem sido a recepção? 

A gente está seguindo o protocolo, obviamente. A precisão britânica. É um momento de consternação, de luto. Somos solidários aos britanicos nesse momento também. Tem mais um evento logo mais, vai ser um pouco mais demorado, com todos os chefes de estado presentes, mas estamos aí representando o Brasil nesse momento de dor para nossos irmãos aqui. 

Tem algum assunto especifico que o senhor pretende tratar com Rei Charles III sobre essa união do Brasil com o Reino Unido? 

A não ser que ele puxe o assunto. Eu teria, mas eu não vou, num momento como esse, buscar tomar a atenção dele. Em toda as vezes que eu estive com ele, desde quando assumi, o tratamento foi muito cordial, conversamos sobre questão do meio ambiente, que ele tem uma preocupação muito grande com isso. Uma conversa bastante franca, nos entendemos muito bem. Creio que ele goste de mim, assim como eu gosto dele. 

O que a gente pode esperar da Assembleia da ONU, com o Brasil abrindo mais uma vez? O que podemos esperar do discurso?

Olha, semelhante a 2019, onde nós fomos bastante objetivos, colocando na mesa a posição do Brasil. Hoje o Brasil é uma referência para o mundo na questão ambiental. Ninguém tem uma legislação como a nossa, ninguém tem dois terços do seu território preservado, se encontra da mesma forma que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1500. Pretendo falar alguma coisa sobre energia limpa, no caso hidrogênio verde, em especial o nososo nordeste, uma potência. O Brasil, alem do agronegócio, além de alimentar mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo, abriu-se uma porta enorme nas eólicas ditas ?offshore?, ou seja, os nossos cataventos na costa do Brasil, em especial do nordeste. Temos um potencial pra 50 Itaipu Binacional , não só vamos ter uma energia mais em conta, bem como poderemos ser exportadores de hidrogênio verde. O Brasil é isso, um país enorme que, no meu entender sempre, não foi muito bem administrado no passado. 

O senhor tem mantido conversas, relacão também, com o presidente da Rússia, principalmente quando senhor estava lá, para tratar da questão de fertilizantes? Esse assunto segue em pauta? 

Bolsonaro: Em fev tive 3 rodas de conversa com ele, vários assuntos foram tratados, nível reservado. De imediato se fez presente o compromisso dele em não deixar que o canal de fornecimento de fertilizantes fosse cortado. Recebemos já, somos dependentes de fertilizantes. Apesar de sermos autossuficientes, por problemas internos, não exploramos ainda. Estamos em negociação final sobre o fornecimento de oleo diesel pra nos. Nos somos dependentes do diesel pq em 2004 2005 começou a se fazer tres refinaria sno brasil, o dinheiro foi desviado, quase 100 bilhoes de reais e nenhuma foi concluida. Pretendemos sim buscr alternativas para que possamos fazer refinaria sno Brasil. Obviamente o ideal é que venha da iniciativa privada esse interesse. A gente espera resolvr isso, não digo brevemente pq refinaria é pelo menos 5 anos demora pra ser feita. Mas vamos encaminhar em nosso governo , já estamos encaminhando. Se tiver uma reeleicao, essa questao sera definida e ajustada no futuro governo nosso. 

Como o senhor está trabalhando essa reta final da sua campanha? 

Desde o início do meu mandato não deixei de estar no meio do povo, até durante a pandemia. Nós resolvemos muitas questões, como os combustíveis,que influenciam demais diretamente na inflação. Com toda certeza teremos o terceiro mês com deflação contínua. O combustível já é um dos mais baratos do mundo, levando-se em consideração outros paises que não tem refinaria para tal. Também atendemos os mais humildes, já somos 21 milhões de familias que recebem o Auxilio Brasil de no minimo R$ 600. Levamos água para o nordeste, criamos o pix, desburocratizamos muita coisa, somos o 7º país mais digital do mundo, está tudo certo pro Brasil, como diz o Paulo Guedes, voar. Acredito na potencialidade do nosso povo e a questão de voto, pelas minhas andanças pelo Brasil, em especial nos últimos dois meses. Se nós não ganharmos no primeiro turno, algo de anormal aconteceu dentro do TSE. 

Presidente, quer falar mais alguma coisa? 

Eu quero que vocês continuem livres, né. Se critica muito a imprensa, é natural as críticas, mas esse governo nunca ameaçou vocês de controle social ou de democratização da mídia. Nós sabemos como isso começa e como termina. A imprensa tem o seu papel, até quando critica, quando as vezes se excede. Tudo bem, faz parte da regra do jogo. Mas vocês calados são péssimos para a democracia. 

A gente viu aqui fora alguns apoiadores até atacando a imprensa em algum momento, presidente. Não sei se o senhor compactua com esse tipo de comportamento, dos mais extremos, extremistas apoiadores do senhor

É basicamente a bronca do pessoal em cima de uma empresa de televisão, uma rede de TV, que não tem limites. Se mostrou claramente do lado da eleição do ex-presidiário. Até por ocasião da sabatina, o apresentador-mor deles falou: "o senhor não deve mais nada ao Poder Judiciário". Mentiras em cima de mentiras, e eles tem um ódio muito especial para comigo e preferem qualquer um na Presidência, menos eu. Só que não é assim que o povo pensa. Hoje em dia com as midias sociais, uma espécie de libertação das pessoas. Temos sim muitas empresas de rádio, TV, jornais, que vendem a verdade pra população. Mas a grande imprensa, que é aquela conhecida por todos, faz um papel exatamente antagônico a esse. Em momentos como esse, o povo, quando vê alguém com aquele símbolo, passa a criticar. Faz parte da regra do jogo. Pelo que vi, ninguém foi agredido. Palavras são palavras. 

O senhor não teme ser criticado por, no momento do funeral, ser julgado por vir até a Inglaterra fazer campanha política, em meio a todo esse cenário? 

Quem está falando que eu estou fazendo campanha política é você. Se eu não venho, tenho crítica. Se eu venho, tem também. Estou aqui exercendo um papel institucional. O Brasil é uma grande potência, já somos agora, ganhamos algumas posições, somos a 10ª maior economia do mundo. Há interesse por parte do Reino Unido um contato conosco. Em especial a Europa, quando cada vez mais o fantasma de um desabastecimento, da possibilidade de fome, se faz presente. E o Brasil é o celeiro do mundo. Como disse, nós alimentamos mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo e potencializamos isso através da agricultura familiar, concedendo mais de 400 mil títulos a assentados do MST. Você pode reparar, no governo lula tínhamos uma invasão por dia, 20 por mês. No meu, cinco por, dado exatamente a atenção que demos a essas pessoas que eram escravizadas pelo PT e pelo MST. 

Israel, o que Israel tem? Eles não tem o que nos temos. Não tem água, praticamente nada, terras agricultáveis. E o Brasil tem tudo isso aí. Mas por que o Brasil não tem? Escolhas erradas do povo lá atrás. Eu tenho sempre falado pro povo do Brasil para que façam comparações com países da América do Sul e também aqui da Europa e ver como é que está o Brasil nesse contexto. Agora, as críticas, eu fico chateado muitas vezes, você pode ver. A imprensa reverberando uma fala do Lula sobre o nosso aproveitamento escolar que caiu, sim. Dois anos fechado. Você deve se lembrar que lá atrás eu falei: não podemos fechar escolas. Apanhei muito. Até porque os mais jovens eram assintomáticos. Você nunca viu no Brasil pedidos pra que criasse mais UTIs infantis por causa da covid. Isso não existiu. Existiu o contrario, UTIs infantis algumas transformando-se para adulto. Agora com essa paralisação da educação por dois anos... E eu dei exemplo: nenhuma academia militar fechou. E quando alguém perguntou: e se alguem sofrer o pior? Bote na minha conta: ninguém foi sequer hospitalizado, sequer um cadete. Fui contra a política do fique em casa, a economia a gente viu depois, vieram as consequências. Graças a Deus conseguimos junto ao parlamento botar um teto no ICMS dos combustiveis, energia elétrica e também telecomunicações e transportes. E deixou claro, quando se foi votar no Senado isso, toda a bancada do PT foi contrária, assim como toda a bancada do PT foi contrária ao majorar o Auxilio Brasil, que era em média R$ 190 com outro nome, o Bolsa-Familia. Então, a esquerda no Brasil sempre torce para o pior, porque em cima do pior é que eles se apresentam como salvadores da pátria. Vale a pena: há poucos dias, o Lula falou que tudo o que há de ruim está no nordeste: é IDH, é cientistas que não tem, é educação lá em baixo. Tudo. Só esqueceu de falar que o nordeste há 20 anos é dominado pela esquerda. E agora, se Deus quiser, vamos libertar alguns estados da esquerda e fazer com que o nordeste aponte para o futuro e saia dessa situação de ser a região mais pobre do Brasil. 

Quando o senhor para pra olhar todo o seu governo, até então, desde o primeiro dia, qual foi o maior erro da sua admistração e qual o seu maior acerto? 

Eu não vejo erro, até porque a decisão é minha, mas eu sempre estudo bastante, e tenho que tomá-las. O pessoal me acusa aí de ter feito coisa errada na pandemia. Eu te pergunto: você compraria vacina da Pfizer se no contrato tivesse escrito que eles não se responsabilizariam por qualquer efeito colateral? E quando vc pergunta: qual efeito colateral? Eles dizem: não sabemos. Aí que eu saquei , aquela figura de linguagem, mal interpretada é óbvio, do jacaré. Mas eu fiz a coisa certa. O contrato da Pfizer demorou um pouco pra ser assinado, mas não tinha pra vender. Algumas me criticam porque não comprei vacina em 2020, mas eu pergunto: qual país do mundo tinha vacina pra vender em 2020, se a primeira dose foi aplicada exatamente aqui onde estamos agora no início de dezembro daquele ano? Nós fizemos a coisa certa, não é?. E o Brasil se saiu muito bem nesse quesito. Comprei mais de 500 milhões de vacina, percentualmente foi um dos países que mais vacinou em tempo mais preciso, e afastamos essa sombra da covid que ameaçava muita gente, realmente. Fizemos nossa parte e mais ainda: o meu governo não obrigou ninguém a tomar vacina. O meu governo, eu, presidente da República, sequer pensei em fechar qualquer casa de comércio em toda a extensão do Brasil. No Senado, alguns senadores queriam me obrigar a decretar um lockdown, não conseguiram. E no meu entender o TSE errou quando determinou que estados e municipos poderiam conduzir as questões voltadas pro combate à covid. Você pega 2020, 2021, foi criado no Brasil quase três milhões de empregos no meio da covid. Você pega 2014 e depois 2015, perdeu-se quase três milhões de empregos e não tinha nenhuma pandemia naquela época. Atendemos os mais humildes, 68 milhões de pessoas passaram a ganhar o Auxilio Emergencial. Criamos dois programas, o Pronamp e BEM, de autoria do senador Jorginho Melo, de Santa Catarina. Evitamos aqui uma catástrofe na questão dos empregos no nosso país. Quando criamos o Auxílio Emergencial o objetivo maior era o de atender quem foi obrigado a ficar em casa pelos governadores, em grande parte deles pra evitar que eles fossem às ruas, com fome, e fizessem aquilo que não gostariam de fazer ou que nunca pensaram em fazer, saqueando alguma coisa atrás de mantimentos. Fizemos a nossa parte. Eu não consegui fazer com que tudo ficasse aberto porque tivemos interferência do Supremo. Mas pra mim, a ativade essencial naquela época, como eu disse e fui muito criticado, é toda aquela necessária para um homem e uma mulher levar mantimentos pra sua casa. Não errei nenhuma das minha observações por conta da pandemia. O maior crime da pandemia foi quando satanizaram a autonomia médica. O médico ele tem o dever de tentar salvar aquela pessoa que está na tua frente com um algo desconhecido. E ao se atacar a autonomia médica, o tratamento precoce, muita gente faleceu e poderia ter sido salva se tivesse o tratamento precoce, que eu fiz, e muitos médicos fizeram de forma até clandestina, tendo o dever de salvar de forma clandestina, porque a pressão enorme de grande parte da midia e de alguns senadores sem caráter, aqueles sete que compuseram a CPI da covid, martelaram. Acredite: tinha um projeto de lei apresentado pelo senador Omar Aziz no sentido de condenar até três anos de cadeia o profissional ou qualquer pessoa que sugerisse um medicamento fora da bula, o tratamento off-label. Até isso aconteceu. E mais ainda, já que vc está gravando aí, eu poderia ter acabado com aquela CPI da covid de imediato. Uma medida provisória nossa, foi apresentada, o relator foi o Randolfe Rodrigues, e o senador Omar Aziz e o irmão do Renan Calheiros, Renildo Calheiros, apresentaram uma emenda idêntica, cópia autêntica uma da outra, permitindo que prefeitura e governo pudessem comprar qualquer vacina em qualquer lugar do mundo sem certificação da Anvisa e sem licitação. Já que aquela CPI não apurou R$ 50 milhões que foi desviado pelo Consórcio Nordeste pela figura de Carlos Gabas, inclusive mandando dinheiro do nordeste para Araraquara, R$ 5 milhões. Enfiaram não sei aonde R$ 50 milhões via uma casa especializada em vender produtos de maconha. Esse é o perfil dessa CPI que ocorreu que tentaram me acusar de tudo, e não acharam nada porque não tem. Inclusive uma das acusações é que tentei comprar doses da Covaxin. Nenhuma dose foi adquirida, nenhum real ou dolar foi gasto, então não tem do que me acusar, me acusar de uma intenção que nunca tive. Muito pelo contrário, sempre fui muito zeloso junto ao Ministério da Saúde, lá com o Pazzuelo e depois com quem o substituiu, no sentido de que o interesse publico, a vida sanitária das pessoas em primeiro lugar. Quem poderia te responsabilizar por algo onde o proprio fabricante diz, de forma clara, não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral. E depois se pergunta: quais seriam os efeitos colaterais? Não sabemos. Me surpreendeu a Anvisa liberar a vacina para crianças de 5 até 11 anos de idade. Onde a Anvisa diz que efeitos colaterais podiam ser sentidos de imediato com palpitação, dor no peito e falta de ar. Eu questionei. Como proceder se um pai tiver com uma criança que apresente esses sintomas? Ninguém sabia explicar. Então é uma questão de muita responsabilidade. Caiu em cima dos meus ombros, mas eu fiz a coisa certa durante a pandemia. Inclusive servindo de exemplo em muitos momentos. Temos que nos preocupar com o vírus sim, mas temer não. Se continuasse aquela política, como muitos queriam, com lockdown no Brasil todo, muita gente no Brasil morreria de fome e a nossa economia, colapsando, a gente não poderia saber o que aconteceria com a economia do brasil. Hoje acontece exatamente o contrário: o Brasil, como disse,na questão da economia é um exemplo para o mundo.

O senhor falou na época pra comprar a Pfizer que não tinha nenhuma garantia que a vacina fosse eficiente, mas nenhum remédio dá 100% de garantia se a gente tomar vai conseguir se recuperar, isso também não pode ser levado em consideração?

Olha, qualquer remédio que você vá tomar, está na bula os possíveis efeitos colaterais. Me aponte o da Pfizer, quais seriam os possíveis efeitos colaterais? Não tinham. Tanto é que nós só compramos depois que o parlamento resolveu aprovar um projeto dizendo que a responsabilidade não era minha, que na bula da Pfizer, no contrato, tinha que a responsabilidade era do governo federal, inclusive você não poderia, caso se sentisse prejudicado com a vacina, recorrer à Justiça brasileira, e sim uma Justiça fora do Brasil. E lá fora, eu tinha que depositar uma importância enorme, alguns bilhões de reais para, em se perdendo uma causa qualquer lá fora por possível efeito colateral desconhecido, não seria a Pfizer que iria pagar essa indenização

O senhor ganhando essa eleição, qual é sua primeira ação no dia 1º de janeiro?

É continuar o nosso trabalho. 2019, fizemos aqui a lei da liberdade econômica, que atendeu de forma positiva a nossa população. Você no passado queria abrir um negócio qualquer, vender cachorro quente na praça, abrir uma pizzaria, um salão de beleza, você entrava com pedido de alvará junto a prefeitura e levava por vezes ou anos, agora se em 30 dias não te responderem, você abre o seu negócio. As normas regulamentadoras, conhecidas como NRs, nós revogamos milhares dessa. Um fiscal chegava na tua empresa e só no banheiro tinha quarenta e poucos itens pra te multar, ou seja, altura da pia, rugosidade do papel higiênico, água corrente, ventilação se era adequada ou não, largura da porta, um absurdo. Nós acabamos com mais de 90% das NRs, facilitou a vida de quem quer empreender. Ele passou não mais a temer o fiscal, e sim respeitá-lo.

Em caso de derrota na eleição, e que o orçamento secreto seja revelado, aberto ao público, o senhor espera alguma reação em relação a isso?

Parabéns pela pergunta. O orçamento secreto eu vetei, e o PT, como a maioria dos parlamentares, derrubaram o veto. Hoje é conhecido como orçamento secreto isso porque quem diz pra onde vai o dinheiro é o relator do orçamento geral, hora um senador, hora um deputado federal, isso tem que ser perguntado pra eles, nem eu sei pra onde vai esse recurso. Atualmente são R$ 16 bilhões. Para o ano que vem estão previstos R$ 19 bilhões, e eu perdi poder sobre o orçamento, não é justo que a culpa recaia sobre mim, onde exatamente eu vetei o dito orçamento secreto. Você tem razão em partes, apesar de ser publicado no Diário Oficial da União, você não sabe o nome do parlamentar que mandou o recurso e pra qual estado. O que chega para os ministérios finalísticos, é uma importância, 1, 2, 10, 50, ou 200, 300 milhões que vai pra tal estado, e você não sabe mais nada além disso, e a fiscalização disso passa a ser dos tribunais de contas do referido estado, e nada é meu. Então mais uma coisa que jogam pra cima de mim a responsabilidade que não é minha, e quem mais critica são os parlamentares de esquerda que votaram maciçamente pela revogação do meu veto.

O senhor acha que pode respingar em você?

respingar não vai, não tenho nada a ver com isso, eu sou responsável pelo que eu faço. Maldosamente dizem que o orçamento secreto é pra eu ganhar voto do parlamento, isso não é verdade, mais uma grande mentira da esquerda, em especial do PT. Os parlamentares do PT votaram todos, de forma unânime, na Câmara e no Senado, pela derrubada do veto desse dito orçamento secreto

Os 51 imóveis comprados em dinheiro vivopela família do presidente segundo reportagem do UOL

O site UOL escolheu vários parentes meus e foi ver a vida deles junto aos cartórios desde 1990, 32 anos atrás. Fez uma seleção, 11, e tem um ex-cunhado meu, uma irmã minha separada há mais ou menos oito anos desse senhor, que tem a sua vida estabilizada, é um grande comerciante do Vale do Ribeira, tem mais de 10 casas de comércio de móveis e outras tantas de material de construção, isso há 30 anos, então ele fez o seu patrimônio, e a imprensa diz, o UOL né, dezenas de imóveis. O que eu tenho a ver com os imóveis desse cara? Pega imóvel meu desde 1990, uma casa em Bento Ribeiro, e dá a entender que aquilo é fruto de corrupção, agora não diz minimamente qual é a origem desse dinheiro, qual corrupção se eu nunca tive um cargo no poder executivo? Sempre fui de oposição, vocês me acompanham, oposição ao FHC, Dilma, Lula obviamente. Eu, por exemplo, fui investigado em 2015 pelo Ministério Público Federal, e o Janot escreveu embaixo, nos dois imóveis que seriam os mais caros meus, comprados na Barra da Tijuca, não existiu mínimos indícios de irregularidade para começar sequer uma investigação. Se acusa o tempo todo, Folha e UOL fez isso pra me prejudicar, como fizeram em Mambucaba no caso da Wal do Açaí, a Folha esteve no início de janeiro de 2018 acusando a Wal de ser uma "fantasma", era uma pessoa que ganhava um salário mínimo mais auxílio alimentação. Quem faz o horário dessas pessoas sou eu, daí eu fui na Câmara, peguei um boletim administrativo do final de dezembro, e vi que a Wal estava de férias quando a Folha esteve lá, e mesmo assim contiuaram como um grande escândalo uma servidora fantasma minha em Angra dos Reis.

Foram 51 imóveis segundo a reportagem que foram comprados em dinheiro vivo, a origem desse dinheiro é o que se pergunta, de onde é que veio esse dinheiro pra se comprar 51 imóveis em dinheiro vivo?

Muito boa pergunta. Em todas as certidões está escrito moeda corrente, e não está escrito dinheiro vivo. Isso mudou em 2019, até aquele momento você comprava em dinheiro da moeda corrente da época, e está escrito em todas certidões, moeda corrente, pode ser dinheiro vivo, pode ser DOC, pode ser cheque, transferência bancária, qualquer coisa pode ser. Começaram a investigar desde 1990, 32 anos atrás. Eu lembro que até 94, antes do plano real, você não só tinha imóveis anunciados nos jornais, bem como telefones fixos, em dólar, dada a inflação altíssima, acima dos 40% todo mês. Então mais uma mentira da Folha/UOL dizendo que foi dinheiro vivo, sendo que mudou em 2019. Você joga no ventilador e agora eu que me explique. Eu mandei levantar, não vai dar tempo, os imóveis de todos candidatos, de parentes inclusive. Isso não é reservado, pra mostrar ex-mulher de alguém, ex-cunhado, parentes, e acusar esses caras. Não é justo fazer isso, pra mostrar que eu estou sendo vítima de uma coisa pra facilitar o Lula. Nós sabemos quem quer eleger o presidente Lula para a Presidência da República, parte da imprensa como a Folha e o UOL quer fazer isso. Mais uma mentira, mais uma fake news, pra tentar me desmoralizar. O UOL poderia levantar, esses imóveis estão nas respectivas declarações de Imposto de Renda ou não? Eu tenho que responder por mim. Meu filho Flávio comprou 12 imóveis, comprou na planta, alguns meses depois revendeu, comprou por 5%, revendeu por 5 + x%, qual o problema? Eu tenho um imóvel em Bento Ribeiro, comprei em 90, vendi pro irmão meu, depois recomprei dele de novo. Ao longo de 32 anos, esse imóvel entrou três vezes na contabilidade da Folha/UOL, ou seja, não existe responsabilidade deles em divulgar isso 30 dias antes das eleições. Agora por que não faz no meio da família do Lula e dos demais candidatos? Eu tenho a certeza que seria um escândalo o patrimônio do Lulinha, de onde ele veio, e onde ele está no momento. Dos meus filhos, inclsuive, msotram uma mansão de um filho meu, sim é uma casa muito bonita, que deu 40% de entrada e o resto financiou no BRB de Brasília.

O senhor acha uma prática comum comprar imóveis em dinheiro vivo?

Você pode comprar, você declara o Imposto de Renda sem problema nenhum, tem gente que gosta de guardar dinheiro debaixo do colchão, é direito deles. Agora é mentira a matéria da Folha/UOL que é dinheiro vivo, ela tem que dizer quais imóveis foram comprados em dinheiro vivo, porque isso não está lá na escritura, a escritura diz moeda corrente. Hoje em dia é real, no passado tinha outra moeda, era cruzeiro, cruzeiro novo. Como disse pra você, até 94 era comum anunciar imóveis, carro, telefone fixo, em dólar, porque a desvalorização da moeda, as vezes de um dia para o outro inflação, as vezes de um dia para o outro, chegava a casa de 2%

Desmatamento

Quando o Lula falou que com ele vai ser desmatamento zero, eu mandei pegar os meus três anos e mandei comparar com os três anos dele. Nos três anos dele, teve o dobro do desmatamento do que os meus três anos, ou seja, isso é reverberado pela mídia, mas grande parte da mídia, não é todo mundo, vai em cima da palavra dele como se fosse verdadeira para nos desgastar, agora lembro que a região amazônica equivale a uma Europa ocidental, você pode ver, a própria França até poucos dias estava ardendo em chamas, passou 40 dias ardendo em chamas, e o tamanho da França equivale a 30% só do estado do Amazonas, por que o Macron não apagou esse fogo? O discurso deles perdeu força com isso. Pegou fogo também na Espanha, Portugal, a Califórnia quase todo ano pega fogo também. O Brasil não é diferente, mas não nessas proporções que ele fala. Isso é uma briga, umas narrativas buscando tirar o Brasil do contexto mundial do agronegócio.

Em caso de segundo turno, você pretende conversar com Ciro Gomes, com outros candidatos?

Depende do clima. Em 2018 eu cheguei sozinho, um partido que não tinha tempo de televisão coligou comigo, a população já me conhece. Normalmente o pessoal faz coligação por tempo de televisão e fundo partidário, num possíel segundo turno o tempo é equivalente, 10 minutos pra cada um e não tem muito o que se falar. Está bastante dividido, muito mais favorável a mim. Eu digo, se eu tiver menos de 60% dos votos, algo de anormal aconteceu no TSE, tendo em vista obviamente o "data povo", que você mede pela quantidade de pessoas que não só vão nos meus eventos, bem como nos recepcionam ao longo do percurso até chegar ao local do evento. Estive ontem em Garanhuns, terra onde nasceu o Lula, e a recepctividade foi excepcional. As imagens bem demonstram o que aconteceu, como no 7 de Setembro, que curiosamente o TSE falou que não pode divulgar imagem. Eu convoquei a população para as ruas, se viu não só na Praça dos Três Poderes, como em Copacabana, como na Paulista, um mar de pessoas como nunca visto na história do Brasil. É sinal que a população está conosco, nos apoia, entende que nós passamos dois anos difíceis com a pandemia, onde a economia do mundo todo teve problemas sérios, a nossa não. Então esse reconhecimento é a certeza que a gente vai estar no caminho certo e vai ter uma votação majoritária agora dia 2 de outubro. Quem quiser me apoiar a gente conversa, vamos deixar pra quando acabar o primeiro turno, ver se já não liquido a fatura no dia 2.

Como está a questão do estádio do Flamengo

Apesar de eu ser o "dono" da Caixa, primeiramente estão de olho na região do gasômetro, do lado da rodoviária Novo Rio, da minha parte tem o aval positivo para seguirmos adiante, obviamente não vai ser doação porque a Caixa tem uma regra toda especial e eu não vou tentar interferir e fazer a coisa que outro ex-presidente fez com outro time de futebol, mas tudo que for possível fazer dentro das normas da caixa e da legislação nós faremos.  Eu não sou torcedor do Flamengo, mas reconheço como um grande time, tanto é que eu estou torcendo pra um rubro-negro agora na final da Libertadores.

Dá pra desburocratizar?

Já conversei com a presidente da Caixa nesse sentido. A ideia nossa é colaborar para o estádio dessa grande nação rubro-negra que merece, e no meu entender a regiao do gasômetro é mais central, vai ajudar e muito na quantidade de publico em jogos do Flamengo.

Teme que São Paulo e Rio de Janeiro, que são os maiores colégios eleitorais, podem nao estar ao seu lado nessa eleicão?

Não é o que eu sinto nas ruas, você acredita no Datafolha? Eu prefiro acreditar em Papai Noel, tem muito mais confiabilidade que o Datafolha. Não acertaram nada em 2018. Uma pesquisa recente do Datafolha diz que eu sou mais corrupto que o Lula. Realemente está fazendo essa pesquisa na porta de penitenciária Brasil afora. Espero que não queiram com isso dar ares de legalidade para uma injustiça que porventura venha a acontecer.

Por que acha que vai ter no mínimo 60%?

É o sentimento das ruas, voce vê os movimentos do Lula, do PT, não vai ninguém, e esse ninguém é 3,4,5 mil pessoas, e mesmo assim você vê na periferia 50,100,200 ônibus, é tudo gente que vai pra lá em troca de dinheiro, e não estão empoglados com a eleição do Lula. Nós atendemos a todos no Brasil, independente do poder aquisitivo. Os mais humildes com o Auxílio Brasil, o agronegócio desburocratizando bastante, ajudando na questão da infraestrutura, do armamento também, levamos água para o nrodeste, criamos o Pix, muita gente transformou-se num microempreendedor por causa do Pix. Aproximadamente um milhão de jovens estavam endividados com o Fies, muitos vão poder renegociar essa dívida, anistiando até 99% desse montante. O Brasil é isso. Titulamos 400 mil lotes. Só neste corrente ano, eu dei mais titulos que o Lula em oito anos, esse pessoal todo está vindo para o nosso lado porque nós estamos tratando essas pessoas com dignidade, a economia esta aí, desemprego lá embaixo, PIB crescendo, reduzimos agora 35% em 4.000 produtos, nós temos zerado muito imposto de importação de produtos, e quanto mais diminuimos a carga tributaria, mais arrecadamos. Olha o preço da gasolina. O Brasil está no caminho certo, não temos nenhum problema com possivel desabastecimento, falta de alimentos, coisa que acontece aqui na Europa, aqui a sombra de uma fome se faz presente. A OMC declarou que o mundo sem o Brasil passa fome. Temos uma excelente relações exteriores também, a nossa politica externa é excepcional. Negociei com o Putin o fornecimento de fertilizantes pra que o nosso agronegócio continue produzindo pra nós e para o mundo, nos dando segurança alimentar, bem como para um bilhão de pessoas pelo mundo. Estamos agora em fase final de acertarmos com o Putin o fornecimento de diesel para o Brasil, e o diesel eu já tinha zerado os imposto federais lá atras. Hoje em dia tem o imposto estadual do diesel, os governadores podiam colaborar nesse sentido. O Brasil fez sua parte e estou muito feliz pela equipe fantástica de ministros que tenho ao meu lado, não temos indicações político-partidárias para ministérios, estatais ou bancos oficiais.

Leia também:

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbtnews
portalnews
governo
bolsonaro
mundo
eleicoes
inglaterra
rainha elizabeth ii
funeral
michelle bolsonaro
assembleia da onu

Últimas notícias

A (in)suficiência dos incentivos legais ao adotar Programas de Integridade no cenário normativo brasileiro - Parte I

A (in)suficiência dos incentivos legais ao adotar Programas de Integridade no cenário normativo brasileiro - Parte I

A responsabilidade vulgarizada, a não colaboração sem sanções e outros instrumentos que desanimam o investimento em compliance pelas empresas
Terremoto de magnitude 6,3 atinge Taiwan

Terremoto de magnitude 6,3 atinge Taiwan

Ilha está localizada perto da junção de duas placas tectônicas
Tabata: "Internação é decisão de médico, não do prefeito de plantão"

Tabata: "Internação é decisão de médico, não do prefeito de plantão"

Em entrevista exclusiva para o SBT News, pré-candidata do PSB à Prefeitura de SP diz que falou sobre soluções para a Cracolândia com todos os ex-prefeitos
Dez pessoas morrem em colisão entre helicópteros na Malásia

Dez pessoas morrem em colisão entre helicópteros na Malásia

Aeronaves participavam de ensaio para apresentação militar
Psicóloga morre por eutanásia, no Peru; caso é inédito no país

Psicóloga morre por eutanásia, no Peru; caso é inédito no país

Método de morte assistida foi aplicado em paciente de 47 anos que tinha doença degenerativa e sem cura desde os 12
Criminosos fazem 10 reféns em agência prestadora de serviços aos Correios

Criminosos fazem 10 reféns em agência prestadora de serviços aos Correios

Assalto foi registrado em Carapicuíba (SP); uma mulher e dois homens forma presos em flagrante
Mais de 40 estudantes são presos em protestos pró-Palestina nos EUA

Mais de 40 estudantes são presos em protestos pró-Palestina nos EUA

Alunos ocuparam campus nas universidades de Yale e de Nova York para criticar a invasão de Israel em Gaza
Comissão da Câmara discute se estados podem legislar sobre posse e porte de armas

Comissão da Câmara discute se estados podem legislar sobre posse e porte de armas

Autorização vale para casos de defesa pessoal, práticas desportivas e de controle de espécies exóticas invasoras
PF vê milícia digital bolsonarista reorganizada no Brasil e com ações intensificadas fora do país

PF vê milícia digital bolsonarista reorganizada no Brasil e com ações intensificadas fora do país

Informação é de inquérito do STF que tem Elon Musk e a rede X como investigados; esquema teria permitido uso de perfis extremistas bloqueados
Barco usado por pescadores em Ilhabela (SP) é encontrado

Barco usado por pescadores em Ilhabela (SP) é encontrado

Embarcação foi localizada com avarias e dois seguem desaparecidos
Publicidade
Publicidade