Publicidade

Saiba quem é Lula (PT); e conheça seu candidato a vice

Ex-Presidente da República tenta voltar ao Planalto e é candidado da coligação 'Brasil da Esperança'

Saiba quem é Lula (PT); e conheça seu candidato a vice
Publicidade


13 | LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT) e GERALDO ALCKMIN (PSB)

Candidato: Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
-----
Número do partido: 13 - Partido dos Trabalhadores (PT)
Coligação -  Brasil da Esperança: Federação Brasil da Eseperança - FE Brasil (PT/PCdoB/PV)/Federação PSOL REDE (PSOL/REDE)/PSB/Solidariedade/Agir/Avante/Pros
----
Instrução: Ensino Fundamental completo
Ocupação: Torneiro Mecânico
Idade: 76 anos
Bens declarados: R$ 7.423.725,78 (Detalhamento no site do TSE)
----
Candidato a vice: Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho (PSB)
----
Clique para acessar o plano de governo (PDF)


Nascido em Caetés, distrito de Garanhuns (PE), Luiz Inácio Lula da Silva tem 76 anos e foi para São Paulo com a família ainda criança. Na década de 1960 tornou-se metalúrgico. Convencido por um irmão que era militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), entrou no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em 1975, assume a presidência do sindicato. Entre os anos de 1978 e 1980, comandou greves gerais e ganhou projeção nacional. Em abril de 1980, ficou preso por 31 dias. 

Nesta época, junto com intelectuais, religiosos, artistas, estudantes e militantes egressos da luta armada ajudam a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT). Além disso, articulou a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). No ano de 1983, foi o deputado federal mais votado do país e, no Congresso Nacional, atuou na formulação da Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988. O petista disputou as eleições presidenciais por três vezes seguidas -- 1989, 1994 e 1998 -- e consegue se eleger em 2002.

Foi reeleito em 2006 e conseguiu eleger uma sucessora, a economista Dilma Rousseff. Lula foi preso em 2018 para execução provisória da pena no processo do tríplex do Guarujá e foi impedido de disputar as eleições daquele ano com base na Lei da Ficha Limpa. 

Ele ficou preso por 580 dias -- de 07/04/2018 até 08/11/19 --, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a pena só pode ser cumprida após o chamado trânsito em julgado, ou seja, quando não cabe mais recurso dos processos - alterando entendimento de que réus poderiam ser presos após condenação em segunda instância. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula. Posteriormente, os processos da Lava Jato contra ele prescreveram ou foram arquivados. 

Saiba mais:


BIOGRAFIA COMPLETA

Lula nasceu em 27 de outubro de 1945, em Caetés, distrito da cidade de Garanhuns, em Pernambuco. É o sétimo filho de um casal de lavradores analfabetos, Lula saiu de Pernambuco aos 7 anos, acompanhando a mãe e os irmãos, para reencontrar o pai no litoral sul de São Paulo. Começou a trabalhar ainda criança, no cais de Santos (SP), para ajudar nas despesas de casa.
Foi ambulante aos 8 anos e engraxate aos 9, vira ajudante de tinturaria no início da adolescência, quando se muda para São Paulo com a mãe, agora separada do pai, e os irmãos solteiros. Conclui o ginásio e, empregado numa metalúrgica aos 14 anos, é admitido no curso técnico de torneiro mecânico do Senai. Ele tinha 17 anos quando perde o dedo mínimo da mão esquerda num acidente de trabalho, em 1963.

Carreira política

Um irmão que foi militante do então clandestino Partido Comunista Brasileiro (PCB) o convenceu a frequentar reuniões no sindicato. Negociador habilidoso, é convidado a ocupar uma vaga de suplente na diretoria do sindicato que viria a ser eleita no início de 1969, começando sua trajetória de líder sindical.
Torneiro mecânico e suplente da diretoria do sindicato, Lula se casa aos 23 anos. Dois anos depois, perde a mulher, grávida de oito meses, vítima de uma hepatite agravada por uma anemia e pela negligência dos profissionais de saúde que a atenderam. O filho, um menino, também não resiste. Para driblar a depressão, mergulha no trabalho e, habilidoso, é convocado a assumir um cargo na diretoria do sindicato, trocando pela primeira vez o turno na fábrica por uma sala na sede da organização sindical.

Nessa época a namorada Miriam Cordeiro fica grávida e dá à luz a primeira filha, Lurian. Casa-se pela segunda vez, com a também viúva Marisa Letícia, com quem teria três filhos. Antes de completar 30 anos, é Lula quem assume a presidência do sindicato em 1975.

Sindicato como oposição - Nos anos 1970, a classe trabalhadora radicaliza nos movimentos de reivindicação e, com isso, foi reprimida de forma violenta por ser antagonista à ditadura. A atividade sindical era considerada uma prática de oposição ao regime militar. Com a repressão, a prática sindical tornou-se uma alternativa dos militantes de esquerda para reivindicar seus direitos.


Greves gerais - Entre 1978 e 1980, Lula comanda greves gerais, e com a grande proporção que tomou, tornou-se como o maior nome da oposição no cenário político do país. Em 19 de abril de 1980, é preso e passa 31 dias na cadeia. Libertado, retoma a atividade sindical e política.

Criação do PT - O PT nasce dentro de um cenário de luta sindical, é apoiado e influenciado por intelectuais, religiosos, artistas, estudantes e militantes egressos da luta armada. Lula foi o primeiro presidente e se torna o principal líder da oposição. Nesse período, foi provavelmente o principal articulador e incentivador da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Deputado federal - Em 1983 foi o deputado federal mais votado do Brasil e em 1986 atuou na formulação da Constituinte, que gerou a Constituição de 1988, garantindo a inclusão de direitos civis e sociais como o direito à greve e a licença-maternidade de 120 dias.

Candidato à presidente - Em 1989, após a redemocratização do país, concorre à Presidência da República pela 1ª vez, vai para o segundo turno e perde a eleição para Fernando Collor de Mello (PRN). Nos anos 1990, esteve à frente do Instituto Cidadania, criado por ele para formular políticas públicas. Na mesma época o instituto criou a Caravana da Cidadania, que percorreu o país. Na segunda e terceira tentativa, em 1994 e 1998, Lula tentou novamente a presidência, mas foi vencido por Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Presidente - Lula foi eleito na quarta tentativa, em 2002. Foi o primeiro operário que chegou ao Palácio do Alvorada. Seus dois mandatos se destacou por programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e de acesso dos mais pobres a linhas de crédito e a educação, como o Enem e Prouni.

Dilma Rousseff - Reeleito para um segundo mandato, em 2006, Lula elegeu sua sucessora, Dilma Rousseff, que também conseguiu a reeleição.

Pós-Presidência - O Instituto Cidadania mudou de nome e tornou-se Instituto Lula, e assim, o ex-presidente assume uma agenda internacional de chefe de estado, realizando palestras e promovendo seminários em vários países. A integração da América Latina e o combate à fome na África passaram a figurar entre as novas prioridades do Instituto. Em 2012, Lula supera um câncer na laringe que fora diagnosticado no ano anterior.
Atualmente é candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT) pela coligação Brasil da Esperança, que é composta pela Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil (PT/PC do B/PV), Solidariedade, Federação PSOL REDE (PSOL/REDE), PSB, AGIR e AVANTE.


VICE GERALDO ALCKMIN (PSB) 

Geraldo Alckmin é paulista de Pindamonhangaba e tem 69 anos. Formado em Medicina, foi vereador e prefeito de Pindamonhangaba (MDB), na década de 1970, deputado estadual e duas vezes federal (PMDB), vice-governador e quatro vezes governador de São Paulo (PSDB). No final da década de 1980 trocou o PMDB pelo recém-criado PSDB, onde permanece até hoje.

Em 1994 e 1998, elegeu-se vice-governador de São Paulo na chapa encabeçada por Mário Covas. No começo de 2001, assumiu o governo de SP em substituição a Mário Covas. Em 2002 foi eleito governador.

Em 2006, disputou a presidência da República, mas foi derrotado no segundo turno pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Em 2008, disputou a prefeitura de SP, mas nem passou para o segundo turno. Em 2010, ganhou a eleição para o governo do estado e foi reeleito em 2014. Em 2018 foi candidato à Presidência da República.


FONTES: TSE, Instituto Lula, Agência Brasil, partidos e campanha.


Acompanhe a cobertura completa das Eleições no SBT News:

+ ASSISTA à íntegra do debate no SBT e a toda a cobertura no SBT News
+ Debate no SBT: relembre as frases que marcaram o encontro
+ Debate no SBT dá tom da reta final da disputa presidencial do 1º turno
+ Debate no SBT: ferramenta analisa interação entre os candidatos
+ Candidatos atacam ausência de Lula e miram governo Bolsonaro
+ Conheça a trajetória dos candidatos à Presidência da República
+ Veja a agenda dos candidatos à Presidência da República
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

eleicoes
lula
sbt
sbtnews
portalnews
sbteleicoes2022
eleicoes 2022
presidente
perfil
biografia
candidato
declaracao
partido
numero
tse
pt
alckmin

Últimas notícias

Ministério da Saúde entrega primeiras doses de vacina atualizada contra a covid-19

Ministério da Saúde entrega primeiras doses de vacina atualizada contra a covid-19

Segundo a pasta, 11 estados receberam unidades nos últimos dias e os demais receberão suas parcelas nas próximas semanas
FAB e Exército Brasileiro transportam 425 toneladas de doações para o RS

FAB e Exército Brasileiro transportam 425 toneladas de doações para o RS

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram transportando quase 40 toneladas. Por terra, Exército e voluntários levam 385 toneladas
Costureiras fabricam roupas íntimas para atingidos por chuvas no RS

Costureiras fabricam roupas íntimas para atingidos por chuvas no RS

Alunas de curso em Santa Catarina buscam dar dignidade para vítimas das inundações, já que esses itens não podem ser doados usados
Tio de repórter do SBT segue desaparecido e equipe acompanha buscas

Tio de repórter do SBT segue desaparecido e equipe acompanha buscas

Parente de Guilherme Rockett não dá notícias à família desde terça (07); trabalhos foram feitos no Humaitá, em Porto Alegre
Mega Sena sorteia 47 milhões neste sábado; veja como jogar

Mega Sena sorteia 47 milhões neste sábado; veja como jogar

O preço de uma aposta simples é R$ 5 e os jogos podem ser feitos até às 19h
SP: Tentativa de assalto tem troca de tiros em frente ao Ceagesp

SP: Tentativa de assalto tem troca de tiros em frente ao Ceagesp

Guardas de cidade da região metropolitana observaram suspeitos e dispararam; dois foram presos
Rio Grande do Sul enfrentará novo temporal no fim de semana; veja recomendações do Inmet

Rio Grande do Sul enfrentará novo temporal no fim de semana; veja recomendações do Inmet

Com o retorno das chuvas, o Inmet aponta a possibilidade do rio Guaíba atingir os mesmos patamares que o registrado no dia 5 de maio
Bombeiros resgatam MC Gui após barco afundar no Rio Grande do Sul

Bombeiros resgatam MC Gui após barco afundar no Rio Grande do Sul

Cantor auxiliava no resgate de animais quando embarcação afundou na cidade de São Leopoldo
Empresas avaliam impactos do acordo sobre a desoneração da folha de pagamentos

Empresas avaliam impactos do acordo sobre a desoneração da folha de pagamentos

Para a presidente da Federação de Call Centers, a saída ainda não é a ideal, mas foi a possível e permite um planejamento mínimo das empresas
Brinquedos e cartinhas: crianças se solidarizam com vítimas do Rio Grande do Sul

Brinquedos e cartinhas: crianças se solidarizam com vítimas do Rio Grande do Sul

Em São Paulo, várias escolas estimulam arrecadações para aliviar um pouco o sofrimento das crianças gaúchas
Publicidade
Publicidade