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Combate às fake news: Spotify firma acordo com o TSE

Plataforma se compromete a identificar e bloquear conteúdos com desinformação

Combate às fake news: Spotify firma acordo com o TSE
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O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segue com a estratégia de fechar parcerias que visem o combate à disseminação de notícias falsas. Desta vez, o órgão firmou acordo com o Spotify. O acerto entre as duas partes foi anunciado na tarde desta quinta-feira (12.mai).

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Como tem sido com outras plataformas digitais, como a Meta (dona do Facebook) e o Telegram, o acerto com o Spotify visa, sobretudo, fechar o cerco contra as fake news em meio ao processo eleitoral deste ano. A parceria com o streaming de áudio, no entanto, será válida até 31 de dezembro.

Pelo acordo, caberá à equipe responsável pelo Spotify no Brasil desenvolver um conjunto de ações para impedir a disseminação de conteúdos enganosos em sua rede. O serviço se compromete, por exemplo, a promover materiais confiáveis e a realizar treinamentos para captação no âmbito da chamada "alfabetização midiática".

Também ficará por conta do streaming de áudio a identificação e, consequentemente, a contenção de conteúdos com desinformação. Para ajudar nessa parte, a plataforma disponibilizará um canal em que partes autorizadas poderão denunciar materiais suspeitos de divulgarem fake news. Esse espaço poderá ser usado justamente pelo TSE e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

"Mais um passo da Justiça Eleitoral para promover a paz e segurança nas eleições"

"A parceria entre a Justiça Eleitoral e essa plataforma de streaming é fruto de uma busca contínua para coibir a proliferação das chamadas fake news, que têm por objetivo macular a legitimidade do processo eleitoral e a capacidade das eleitoras e eleitores de exercer o voto consciente", afirma o ministro Edson Fachin, presidente do TSE. "Este é mais um passo da Justiça Eleitoral para promover a paz e segurança nas eleições", acrescenta o magistrado, informa a Agência Brasil.

TSE lança podcast no Spotify

Além de parceiro no combate às fake news, o TSE passa a ser um produtor de conteúdo para o Spotify. Nesta semana, o tribunal reativou o seu perfil oficial na plataforma. Por meio do podcast "Todo Mundo Quer Saber", o órgão se compromete a explicar questões relacionadas ao processo eleitoral brasileiro. Um dos episódios tem o voto impresso como tema.

Rede de parcerias contra as fake news

O Spotify não é o primeiro a firmar acordo com o TSE para ajudar no combate às notícias falsas em ano de eleições no Brasil. Anteriormente, o tribunal já havia anunciado acertos nesse sentido com outras sete empresas: Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Google (Google e YouTube), LinkedIn, Kwai, Telegram, Twitter e TikTok.

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