Publicidade

Negócios e marcas fortalecidas

Consolidação de comunidades em torno da marca é um pilar importante para o crescimento na Nova Economia

Negócios e marcas fortalecidas
Publicidade

Na Nova Economia, os negócios nascem (ou se reinventam) e isso se torna possível quando as marcas se estabelecem de forma a contar suas histórias com propósito que as conecta com seus clientes e cria, consequentemente, verdadeiros embaixadores da marca. 

+ Conheça os colunistas do SBT News
+ Leia as últimas notícias de Economia
+ Leia as últimas colunas de João Kepler
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

E essa troca, com fundamento na empatia e alinhamento de pensamentos e representatividade, se consolida com o surgimento das comunidades em torno da marca e os seus resultados.

Ou seja, uma empresa precisa mostrar um discurso que esteja alinhado com sua verdade mais intrínseca, mais intima e com isso gerar engajamento e fidelidade. Seus produtos e serviços vão apenas ratificar toda a história e propósito que foram antes apresentados.

Na Nova Economia, empresas que se destacam são aquelas que criam conexões e entregam valor, de verdade (leia-se cujo consumidor percebe e valoriza).

Entregar valor não quer dizer que a empresa focada NO cliente, a questão não é mais NO cliente e sim DO cliente, dele, como a marca é forte e gera engajamento, a empresa trabalha e atende pela perspectiva DO cliente. Ou seja, tudo gira em torno da marca e os seus resultados, os clientes estão envolvidos e fazem parte de uma comunidade em torno da marca.

Para entender isso, a Consultoria Allíden em coparticipação com a plataforma de conteúdo Snaq, realizou a primeira pesquisa no Brasil sobre construção e posicionamento de marca na Nova Economia.

A consolidação e tratamento dos dados ficou por conta da MindMiners, empresa de tecnologia referência no mercado que realiza as pesquisas através de uma plataforma de human analytics.

Construção de marca é premissa para qualquer negócio | Unsplash

O estudo apresenta a visão de 335 lideranças de startups e empresas de tecnologia e mostra ainda porque no novo cenário digital construir marca será uma premissa para qualquer negócio. E os resultados nos ajuda a entender como a Nova Economia acelerou processos e contribuiu de forma efetiva para a evolução do ecossistema brasileiro de negócios.

Elenquei os principais insights:

  1. Marcas líderes formam conexões emocionais profundas porque defendem algo com o qual as pessoas se importam. Ao falarmos sobre marcas, na verdade estamos falando sobre o que estas empresas representam ou defendem, em sua mais profunda essência.
  2. Para impulsionar o sucesso no cenário de consumo atual, a marca não pode ser apenas uma camada que fica no topo; ela tem que estar apoiada em todo o negócio e é fundamental que líderes das áreas da empresa não só tenham clareza, mas também assumam as diretrizes da marca. Afinal, empresas são lideradas por pessoas, assim como são suas marcas.
  3. O Brasil nunca ocupou os rankings das marcas mais valiosas do mundo. Mas, a maturidade sobre a construção de marca evoluiu com a vinda do Nubank. No Podcast Os Sócios, Cristina Junqueira comenta: "A marca é a tangibilização da essência da empresa, é a cultura, é o produto, é tudo uma coisa só".
  4. Uma empresa que alia seu discurso à prática cria conexões emocionais com as pessoas e constrói uma marca forte.
  5. Na Nova Economia existem empresas que transformam ou criam novas categorias e se tornam referência para outras empresas que desejam fazer o mesmo.
  6. As empresas que inovam localmente transformam globalmente. Do ponto de vista global, os Estados Unidos detêm a maioria das marcas da nova economia lembradas pela amostra. Estas empresas constroem experiências guiadas por suas crenças e pela mudança que desejam promover na sociedade. São capazes de transformar de tal maneira uma categoria que se tornam referência para outras empresas.
  7. O trabalho de construção de marca deve ser encarado como um processo cuja gestão irá garantir os valores da marca no longo prazo. Assim, a marca dá elasticidade para a empresa evoluir seus produtos ou até mesmo seu modelo de negócios. O mais importante é manter a essência.
  8. A percepção que a marca passa para o mercado começa no primeiro dia que o negócio começou a operar. Mas, será que a marca da sua empresa transmite os atributos corretos para o mercado alvo através da sua comunicação e da sua identidade visual e verbal? Será que a marca comunica o que a empresa acredita na sua mais profunda essência? Deixa claro o que a empresa tem de único? Atrai os clientes certos?
  9. Construir marca significa sustentar valores e crenças e firmar um posicionamento que irá atrair pessoas que se identificam com isso. Mesmo assim, um bom posicionamento não salva liderança ou produto ruim. Por isso uma marca precisa sustentar seus valores em tudo o que faz.
  10. O time precisa ter muita clareza sobre a visão estratégica da marca e que estas se fortalecem no mercado através da consistência da entrega e da repetição na comunicação.

Esse estudo reforça que toda a comunicação traduzida não só como conteúdo, mas também como Identidade Visual e Verbal vão ajudar na diferenciação. Na Nova Economia, marcas são reconhecidas pela forma como se comunicam e essa amostra, percebe desta forma. 

Ter características próprias e ser capaz de sustentar seus valores e crenças nos leva ao reconhecimento, e à reputação da marca. Enquanto o reconhecimento representa o vínculo entre os clientes e a marca, por conta de identificação, a reputação está atrelada ao respeito e a credibilidade que esta marca adquiriu no mercado, que foi gerada, a partir do valor gerado na vida das pessoas.

Ideias devem ser transformadas em produtos e resultados que impactam consumidores e clientes | Unsplash

Na Nova Economia, negócios e líderes precisam desenvolver ? antes de tudo, a capacidade de transformar suas ideias e produtos em resultados que vão impactar a vida dos seus consumidores e clientes. Não é uma jornada simples, mas é possível. Prova disso é a quantidade de marcas e negócios que já promoveram essas 
transformações e seguem como inspiração para as demais. 
Na Bossanova Investimentos, por exemplo, fomos além da marca e desses conceitos aqui apresentados, criamos um verdadeiro ecossistema em torno da nossa marca Bossanova.   Sobre ecossistema e como funciona, vou escrever outro artigo aqui nesta coluna. 
O momento é de arregaçar as mangas, buscar informações e promover as mudanças necessárias dentro da sua empresa para se adaptar à Nova Economia. 
Pense nisso e conte comigo!  

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

coluna-negocios-e-nova-economia
coluna-joao-kepler
colunistas
sbtnews
sbt
portalnews
negocios
economia
joao kepler
joão
kepler
nova
marcas
fortalecidas
empresas
colunista-joao-kepler
colunista

Últimas notícias

Governo gaúcho desmente fake news sobre soltura de presos do regime fechado

Governo gaúcho desmente fake news sobre soltura de presos do regime fechado

Devido a alagamento em penitenciária, secretaria informou que houve a necessidade de transferir 1.057 presos
Porto Alegre decreta racionamento de água por tempo indeterminado

Porto Alegre decreta racionamento de água por tempo indeterminado

Prefeitura pediu para que população evite uso em salões de beleza, clínicas estéticas, academias, em banho e tosa de animais
Lula sanciona lei que prevê levantamento anual da demanda por vagas em creches no Brasil

Lula sanciona lei que prevê levantamento anual da demanda por vagas em creches no Brasil

Distrito Federal e municípios devem estabelecer normas, procedimentos e prazos para definição dos instrumentos de levantamento da demanda
Chuvas no RS: FAB e Marinha enviam toneladas de mantimentos e cilindros de oxigênio para o estado

Chuvas no RS: FAB e Marinha enviam toneladas de mantimentos e cilindros de oxigênio para o estado

Município de São Jerônimo, localizado no oeste do estado, já estava com os estoques de oxigênio zerados
Chuvas no Rio Grande do Sul: Hospitais de Campanha são montados em cidades afetadas

Chuvas no Rio Grande do Sul: Hospitais de Campanha são montados em cidades afetadas

Outra estrutura em Lajeado também foi erguida pelas Forças Armadas
Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel ainda não comentou

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel ainda não comentou

O exército israelense ordenou hoje a evacuação da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza
Madonna no Rio: veja o balanço da operação para o show da popstar

Madonna no Rio: veja o balanço da operação para o show da popstar

Ação envolveu 5 mil agentes; foram registradas 213 ocorrências e mais 51 pessoas foram presas ou apreendidas
Inteligência artificial do Google recomenda aos usuários que bebam urina

Inteligência artificial do Google recomenda aos usuários que bebam urina

Ferramenta SGE de respostas rápidas para perguntas feitas na pesquisa foi dada para quem fez a busca
Rodovias do Rio Grande do Sul têm cobrança de pedágio interrompida

Rodovias do Rio Grande do Sul têm cobrança de pedágio interrompida

Vias selecionadas ligam capital a extremos do estado e litoral; são administradas por Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e CCR ViaSul
Aeroporto de Porto Alegre pode ficar com operações suspensas até 30 de maio

Aeroporto de Porto Alegre pode ficar com operações suspensas até 30 de maio

Voos foram interrompidos para garantir a segurança de funcionários e passageiros diante do estado de calamidade provocado pelas fortes chuvas que atingem o RS
Publicidade
Publicidade