São Paulo tem aumento de 40% na abertura de novos bares e restaurantes
Com fim das restrições impostas pela pandemia da covid19, cerca de dez estabelecimentos inaugurados por dia no Estado


Com o fim das restrições sanitárias, impostas pela pandemia da covid-19, São Paulo registrou um aumento de 40% na abertura de novos bares e restaurantes. Todo dia, 10 estabelecimentos são abertos no Estado.
A chef Daniele Borges já era dona de um restaurante vietnamita e com a pandemia viu o movimento cair pela metade. Para ajudar no orçamento, ela e a irmã Juliana, que é advogada e padeira, decidiram apostar em um novo negócio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Esse projeto começou bem pequenininho,em plena pandemia", conta a chef de cozinha. "Com o decorrer dos meses e com a reabertura acontecendo, a gente foi sentindo a necessidade de expandir porque o espaço que a gente tinha era muito pequeno."
Uma alternativa pensada não só pelas irmãs, mas também por muitos outros empreendedores, que enxergaram uma oportunidade para abrirem o próprio negócio.
Nos últimos meses, o estado de São Paulo registrou um aumento de 40% na abertura de bares e restaurantes.
Segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo, entre agosto de 2021 - com o fim das restrições de horário e público para comércios e serviços - e março deste ano, foram registrados quase 2.600 novos estabelecimentos. Uma média de dez bares e restaurantes abertos por dia.
O número corresponde a dois terços do total de comércios abertos durante todo o período de restrições. Mas de acordo com o economista Josilmar Cordenonssi, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, apesar do otimismo que vive o mercado, é preciso cuidado e cautela.
"Então não é um sinal claro de crescimento, é um sinal que passamos por uma etapa porque a pandemia está dando sinais que está terminando. Então a gente tá vivendo um momento de transição em que os restaurantes estavam tentando sobreviver muito à base de delivery e agora estão vendo que os clientes estão voltando às suas mesas, né?! Na parte presencial."
Com o fim das restrições pelo avanço da vacinação, Isabella Carvalho e a amiga vieram passear na capital paulista. "É muito bom conhecer lugares novos. Muito feliz de estar voltando tudo ao normal."
Felicidade também para as irmãs Daniele e Juliana, que estão com as expectativas altas com o novo negócio. "A gente tem sentido a clientela bastante animada em retomar a rotina de sair", disse Juliana Borges, advogada e padeira. "Então a gente está bastante otimista. Se continuar assim, eu vou acabar, invariavelmente, deixando a carreira de advogada "