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Entenda como pane do Instagram, Facebook e WhatsApp prejudica negócios

Empresas utilizam plataformas como seus próprios sites e para comunicação entre funcionários

Entenda como pane do Instagram, Facebook e WhatsApp prejudica negócios
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Cinco horas foi o tempo que o Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram fora do ar nesta 2ª feira (4.out). Para alguns, pode não ter passado de um período incômodo em que não era possível compartilhar a melhor foto, dar risadas com memes e interagir com amigos e familiares. Para outros, porém, pode ter ocasionado um dia muito ruim para os negócios. As plataformas, hoje, são utilizadas por empresas para a comunicação entre os funcionários, fazer propaganda de produtos e serviços, falar com clientes e realizar vendas.

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Segundo o doutor em ciência da computação e professor do Instituto da Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC/Unicamp) Paulo de Geus, muitas companhias utilizam as redes sociais como seus próprios sites "e por ali mesmo aceitam pedidos". "Especialmente essas empresas de pequeno porte. Empresas grandes fazem propaganda. As pequenas fazem tudo em cima do Facebook e Instagram", completou.

Esse processo, de acordo com ele, foi intensificado com a chegada da pandemia e a adoção de medidas restritivas no período, visto que, enquanto companhias maiores já possuíam sites estruturados para seguir com as vendas pelo meio digital, as menores "não tinham essa possibilidade, porque o sujeito é pequeno, não consegue contratar um site de vendas pela internet, poucos que tinham acesso a isso. E quando você olha para o WhatsApp, Facebook e Instagram para essas pequenas empresas, virou um canal de comunicação e um canal de vendas".

Como exemplos do seu dia a dia, o professor cita uma padaria da qual compra produtos pela rede social de fotos e o fato de ter adquirido peças para o carro por meio do aplicativo de mensagens. Nos últimos anos, para tornar os ambientes mais favoráveis a vendedores e compradores, as plataformas chegaram a implementar funcionalidades: o Facebook recebeu o Marketplace, enquanto o Instagram e o WhatsApp ganharam a aba "Loja" e o pagamento dentro das conversas, respectivamente.

Com os sites e aplicativos fora do ar, então, na visão de Paulo, "a coisa deve ser dramática para uma pequena empresa. Não suportam um ou dois dias sem ter faturamento. Não é que nem uma grande empresa, que tem recursos, tem bancos, tem tudo mais para financiar. Eles não sentem, mas uma pequena sente muito pesado".

Ainda na avaliação do professor da Unicamp, cada vez mais companhias devem começar a utilizar as plataformas para levar os negócios adiante. Entretanto, a indisponibilidade de um meio para vendas não é a única forma pela qual o não funcionamento das redes, como o registrado nesta 2ª, afeta as atividades das empresas. Com o WhatsApp sendo, em vários casos, uma das principais formas de comunicação com os clientes -- devido à rapidez que proporciona --, ao sair do ar, gera confusão.

Além disso, diz Paulo, há um impacto na produtividade das companhias, especialmente as "que estão trabalhando ou totalmente remoto, ou de maneira híbrida. Então parte está na empresa e parte está em casa. O que eles usam? Vão usar um meio de comunicação rápida. Um mensageiro instantâneo como o WhatsApp. Se ficam dependente muito de uma plataforma só, e geralmente é o que acontece com o WhatsApp, um dia como hoje deve ter provocado problemas em todo lugar. O trabalho não deve ter rendido quase nada".

Dessa forma, a disponibilização regular de diferentes canais para os colaboradores se comunicarem é uma alternativa para minimizar problemas quando as redes ficam fora do ar.

Motivo do problema

Facebook, Instagram e WhatsApp estão sujeitos a problemas como o desta 2ª feira, assim como qualquer outro plataforma similar, por diferentes motivos, visto que funcionam a partir de inúmeros servidores, espalhados ao redor do mundo. Desta vez, segundo o doutor em ciência da computação, a queda dos serviços foi provocado por um erro no "DNS, que é um sistema que permite a gente bater os nomes nos sites, Facebook.com, em vez de bater o endereço, porque o endereço da rede é tudo numérico". Também de acordo com ele, outros sistemas que pararam de funcionar foram os de roteamento, ou seja, a troca de informações entre as máquinas dos servidores para estabelecer o caminho das mensagens.

A solução, quando encontrada, pode ser simples de implementar, mas precisa ser replicada para todos os computadores em nuvem do servidor. O processo leva horas ou dias para chegar ao fim e permitir a volta do funcionamento dos sites e aplicativos em todos os países.

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