Site aponta se cidadão foi vítima de fraude no auxílio emergencial
Após envio de formulário com dados em plataforma da Dataprev, a frase "requerimento não encontrado" é o único resultado possível para os não cadastrados
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O auxílio emergencial lançado pelo Governo Federal, em abril, para ajudar na minimização da perda de renda provocada pela pandemia do novo coronavírus não está isento de fraudes, mas qualquer cidadão pode verificar por conta própria se teve seus dados cadastrados por terceiros sem autorização. Para isso, basta acessar um site disponibilizado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
Na plataforma, o usuário deverá informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento para prosseguir. Após preencher o formulário e clicar na opção "enviar", dependendo do resultado que aparecer na sequência, já será possível descobrir se a fraude ocorreu ou não.
+ TCU diz que 8 milhões de pessoas receberam auxílio emergencial indevidamente
Os resultados possíveis, segundo tutorial lançado pela Dataprev, e que podem ser acessado na íntegra neste link, são "benefício aprovado", "benefício não aprovado", "requerimento não encontrado", "requerimento retido" e "dados inconclusivos". Os dois primeiros e os dois últimos aparecem apenas para aqueles que realmente haviam se cadastrado para tentar o direito ao auxílio, que é destinado para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados.
As pessoas que não se cadastraram para solicitar e não tiveram seus dados utilizados por terceiros deverão se deparar somente com o resultado "requerimento não encontrado". Os cidadãos que de forma alguma pleitearam o benefício, mas receberem uma frase diferente desta, foram vítimas de fraude.
Na noite da última quinta-feira (4), o presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou que mais duas parcelas do auxílio emergencial estão programadas. Denúncias sobre fraudes podem ser feitas diretamente ao Ministério da Cidadania pela ouvidoria da pasta, na internet, ou pelo número 0800 707 2003.
Leia na íntegra o que significa cada resultado após o envio do formulário no site da Dataprev:
Benefício aprovado: Significa que o cidadão é elegível a receber o auxílio emergencial. A data de envio para a Caixa não representa a data efetiva do pagamento do benefício. O calendário de pagamento dos beneficiários deverá ser consultado diretamente no site da Caixa.
Benefício não aprovado: Significa que o cidadão não é elegível a receber o auxílio emergencial. Na mesma tela, o cidadão poderá verificar qual critério não foi atendido, motivo que causou a sua inelegibilidade ao benefício.
Requerimento não encontrado: Caso o requerimento do cidadão ainda não tenha sido recebido pela Dataprev, é apresentada a tela de "Requerimento não encontrado".
Requerimento retido: A mensagem significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologação do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos. Com isso, será realizado novo reprocessamento das informações pela Dataprev.
Dados inconclusivos: Caso o sistema identifique problemas nos dados do cidadão que impeçam a análise para concessão do benefício, o sistema vai orientar que se realize um novo requerimento no site da Caixa para complementar ou confirmar seus dados cadastrais ou de sua família.
Na plataforma, o usuário deverá informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento para prosseguir. Após preencher o formulário e clicar na opção "enviar", dependendo do resultado que aparecer na sequência, já será possível descobrir se a fraude ocorreu ou não.
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Os resultados possíveis, segundo tutorial lançado pela Dataprev, e que podem ser acessado na íntegra neste link, são "benefício aprovado", "benefício não aprovado", "requerimento não encontrado", "requerimento retido" e "dados inconclusivos". Os dois primeiros e os dois últimos aparecem apenas para aqueles que realmente haviam se cadastrado para tentar o direito ao auxílio, que é destinado para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados.
As pessoas que não se cadastraram para solicitar e não tiveram seus dados utilizados por terceiros deverão se deparar somente com o resultado "requerimento não encontrado". Os cidadãos que de forma alguma pleitearam o benefício, mas receberem uma frase diferente desta, foram vítimas de fraude.
Na noite da última quinta-feira (4), o presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou que mais duas parcelas do auxílio emergencial estão programadas. Denúncias sobre fraudes podem ser feitas diretamente ao Ministério da Cidadania pela ouvidoria da pasta, na internet, ou pelo número 0800 707 2003.
Leia na íntegra o que significa cada resultado após o envio do formulário no site da Dataprev:
Benefício aprovado: Significa que o cidadão é elegível a receber o auxílio emergencial. A data de envio para a Caixa não representa a data efetiva do pagamento do benefício. O calendário de pagamento dos beneficiários deverá ser consultado diretamente no site da Caixa.
Benefício não aprovado: Significa que o cidadão não é elegível a receber o auxílio emergencial. Na mesma tela, o cidadão poderá verificar qual critério não foi atendido, motivo que causou a sua inelegibilidade ao benefício.
Requerimento não encontrado: Caso o requerimento do cidadão ainda não tenha sido recebido pela Dataprev, é apresentada a tela de "Requerimento não encontrado".
Requerimento retido: A mensagem significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologação do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos. Com isso, será realizado novo reprocessamento das informações pela Dataprev.
Dados inconclusivos: Caso o sistema identifique problemas nos dados do cidadão que impeçam a análise para concessão do benefício, o sistema vai orientar que se realize um novo requerimento no site da Caixa para complementar ou confirmar seus dados cadastrais ou de sua família.
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