Google divulga campanha publicitária contra PL das Fake News
Empresa destaca que a proposta "pode obrigar o Google a financiar notícias falsas"; relator do texto rebateu na internet
O Google começou a divulgar uma campanha publicitária contra o Projeto de Lei das Fake News, o PL 2630/20. Na peça, a companhia destaca que a proposta "pode obrigar o Google a financiar notícias falsas" e incentiva que as pessoas busquem os deputados para que haja mais discussão na Câmara: "precisamos debater mais. Procure o seu deputado nas redes sociais", completa a campanha.
O relator do texto, deputado Orlando Silva (PCdoB), rebateu no Twitter:
? ALERTA! Hoje, o Google gastou os tubos, abusando do poder econômico, para MENTIR sobre o PL das Fake News.
? Orlando Silva (@orlandosilva) April 3, 2022
A verdade é que o Google usa conteúdo alheio para enriquecer, não tem ética e nem solidariedade com quem produz informação. Querem ganhar sozinhos. TUBARÕES DA INTERNET! pic.twitter.com/ihViXhCHmw
A votação do Projeto de Lei das Fake News na Câmara acabou não ocorrendo na Casa mesmo depois de o relator se reunir com o governo. Um encontro foi coordenado pela Casa Civil na 3ª feira (29.mar) e o parlamentar já havia decidido quais demandas iria incluir em seu parecer, mas a presença do presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), na Casa era considerada fundamental para a articulação em torno da proposta. O parlamentar estava em Alagoas.
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O texto tem movimentado a base e a oposição do Congresso, além de entidades representativas e grandes companhias de tecnologia. Representantes do governo também passaram a acompanhar de perto o tema depois que perceberam chances reais de a proposta ser pautada. Mesmo diante da possibilidade de adiamento da apreciação, o relator entregou o parecer final do projeto na 4ª feira (30.mar) e, agora, a análise no plenário dependerá do presidente da Casa.