Publicidade
Congresso

Sindicatos fazem ato a favor da desoneração da folha de pagamento

Benefício atende os 17 setores que mais empregam no país

Imagem da noticia Sindicatos fazem ato a favor da desoneração da folha de pagamento
PL que tramita na Câmara dos Deputados estende a desoneração por cinco anos, até dezembro de 2026 (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados recebeu o projeto de lei (PL) que prorroga, por cinco anos, a isenção de imposto sobre a folha de pagamentos de 17 setores da economia. Sindicatos de trabalhadores fizeram, nesta 2ª feira (25.out), um ato em São Paulo a favor do mecanismo que permite que empregadores paguem de 1 a 4,5% de INSS sobre a receita bruta das empresas, e não 20% sobre os salários de funcionários.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O benefício atende os 17 setores que mais empregam no país, entre eles transporte rodoviário, indústrias têxtil e de calçados, e construção civil. O medo dos sindicatos dos trabalhadores é de que esses empresários passem a pagar os tributos de forma integral novamente e compensem a despesa com a demissão de empregados.

De acordo com o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, "são mais de 8 milhões de trabalhadores nesses setores no Brasil todo". "Se acabar agora em dezembro, como está previsto, certamente vai vir desemprego", completou. De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), o programa vai custar quase R$ 9,78 bilhões aos cofres públicos até o fim deste ano. As centrais sindicais propõem a extensão por dois anos, seguida de uma reforma tributária.

O PL que tramita na Câmara dos Deputados estende a desoneração por cinco anos, até dezembro de 2026. O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, votou a favor da prorrogação, mas o ministro Alexandre de Moraes pediu vista e o julgamento foi suspenso, sem data para ser retomado.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade