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Procon-SP notifica Mercado Livre e Magazine Luiza por reclamações na Black Friday

Empresas deverão prestar esclarecimento sobre aplicação de cupons de desconto e atendimentos disponibilizados

Procon-SP notifica Mercado Livre e Magazine Luiza por reclamações na Black Friday
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O Procon-SP notificou os grupos Mercado Livre e Magazine Luiza a prestar esclarecimentos sobre a aplicação de cupons de descontos durante a Black Friday. Segundo a entidade, as duas empresas foram as que mais tiveram reclamações registradas pelos consumidores durante o dia de promoções, realizado na última 6ª feira (24.nov).

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Além de explicar o uso de cupons, o Mercado Livre e o Magazine Luiza deverão prestar esclarecimentos sobre os canais de atendimento disponibilizados e o uso de inteligência artificial. Um plano de soluções para problemas, como aplicativo fora do ar e não aplicação do desconto oferecido, também foi solicitado.

Ao todo, o Procon-SP recebeu 1,5 mil queixas de reclamações durante a Black Friday. A maior parte das queixas (476) refere-se a não entrega ou demora na entrega. Ainda foram relatados problemas como mudança de preço ao finalizar a compra (221), pedido cancelado após finalização da compra (201), maquiagem de desconto (193) e serviço entregue diferente do pedido (135).

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Entre as empresas, o Mercado Livre está no topo do ranking, com 256 reclamações. Em seguida aparecem o Carrefour (86), Magazine Luiza, Netshoes, Época Cosméticos e Hub Fintech (85), Via, Casas Bahia, Ponto Frio e Extra (53), e Amazon (40). Nas redes sociais, foram recebidos 566 pedidos de orientações ou consultas sobre o tema.

O que diz o Mercado Livre

Em nota, o Mercado Livre afirmou: "O Mercado Livre lamenta que alguns usuários tenham experimentado dificuldades em sua plataforma durante a Black Friday. A empresa está analisando o pedido de esclarecimento do Procon-SP, bem como todas as queixas apresentadas à entidade, respeitando todos os prazos de resposta. Cabe mencionar que o Mercado Livre vendeu mais de 2,8 milhões de produtos apenas na sexta-feira da Black Friday, o que indica que o número de queixas apresentadas no período representa uma mínima fração dos milhões de brasileiros que usufruíram da plataforma e de suas promoções durante a data." 

"A empresa destaca também que ofertou, por meio de seu ecossistema de e-commerce e banco digital, mais de 550 mil cupons de desconto para usuários que puderam economizar em suas compras na plataforma desde o início de sua campanha de Black Friday, em 16 de outubro. Com isso, o Mercado Livre reitera seu compromisso com seus usuários em oferecer as melhores experiências em atendimento, compras e pagamentos, inclusive em períodos de alta no volume de vendas."

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